Novos hábitos

Previsão é de retomada no mercado de mídia e entretenimento no Brasil

De acordo com estudo da PwC, a recuperação prevista a partir de 2021 é de 5% ao ano em média; digital só avança

Publicado em 26/08/2021

De acordo com a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado brasileiro de mídia e entretenimento deve crescer 4,7% até 2025, no ritmo de 5% ao ano. Em valores, o setor vai chegar a US$38 bilhões (mais de R$ 200 bilhões).

O estudo detectou que houve mudanças nos hábitos do consumidor durante a pandemia, o que trouxe reflexos diretos para a indústria mundial de entretenimento e mídia. Houve uma queda de 3,8% em 2020, e o setor deve começar a sua recuperação neste ano, inclusive no Brasil.

O levantamento analisou 14 segmentos do setor em 53 países, entre eles Consumo de Dados, Publicidade Digital e na TV, Vídeo OTT (vídeos online sob demanda ou streaming), Cinema, Acesso à Internet e Games. Em 2020, o Brasil cresceu menos que o mercado global pela primeira vez, e a previsão é de que só supere a média mundial novamente a partir de 2023.

A pandemia direcionou os gastos do consumidor brasileiro para o entretenimento dentro de casa: vídeos OTT e games foram os mais beneficiados e seguirão crescendo. Os gastos com internet devem crescer 4,4%, o consumo 4,3%, e com publicidade 6%, retomando o ritmo pré-pandemia.

Setores mais impactados pela pandemia, como shows e feiras de negócios, terão uma recuperação rápida de 20% ao ano, impulsionados pela vontade dos consumidores de fazerem atividades externas, após mais de um ano em casa, e devem atingir o mesmo nível de 2019. Já o cinema sofreu uma queda de 86% em receita, voltando a patamares de 2016, e só deve atingir os mesmos patamares de 2019 em 2024.

O setor de mídia e entretenimento passa por desafios e incertezas em todo o mundo desde o início da pandemia. Por outro lado, também acelerou processos que já estavam em andamento, como digitalização e consumo de conteúdo online, e que vão colaborar para que essa recuperação nos próximos anos seja rápida“, afirmou Ricardo Queiroz, sócio da PwC Brasil.

Avanço no digital


Entre as tendências observadas no comportamento de compra dos brasileiros está o aumento de aquisição de conteúdo de leitura em plataformas digitais. Revistas devem crescer de 8% para 13%; Livros de 10% para 11%; e Jornais de 7% para 11%.

Os gastos com publicidade devem atingir 6% de crescimento ao ano até 2025, voltando a níveis anteriores à pandemia, que causou um impacto negativo de US$1 bilhão no mercado em 2020. O retorno ao volume anterior deve acontecer somente em 2022.

Ainda, a publicidade na TV online se desenvolverá rapidamente durante o período, com o impacto crescente dos serviços de streaming nas emissoras, mas ainda representará apenas 5% da receita total do mercado em 2025.

O consumo de música digital cresceu muito com a pandemia e com a ausência dos shows ao vivo. Em 2025, o streaming vai representar 72% dos gastos, enquanto a bilheteria será 17%, o que mostra sinal de recuperação, com retorno do público aos shows ao longo dos anos. Já o consumo de conteúdo para assistir seguirá com a força dos vídeos OTT (13%) e do cinema (40%). A TV por assinatura e vídeos por assinatura de TV vão cair 1% e 3%, respectivamente, assim como os vídeos domésticos (-11%).

Internet

Outro dado importante é o crescimento do acesso à internet pelos brasileiros. Em 2025, 41 milhões de casas devem ter internet fixa e 163 milhões de pessoas devem ser assinantes de internet móvel. Mas ainda é preciso muito investimento em infraestrutura de rede para garantir mais acesso, com mais velocidade, como a chegada do 5G.

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