Clássicos

MasterChef vai de 8 a 80 anos em estúdios que foram “casa” de Mazzaropi

Band anunciou novidades e programa já é gravado na antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em SBC/SP

Publicado em 04/06/2022

A Band reuniu na útima sexta-feira, 3, patrocinadores, clientes e imprensa em um evento para apresentar seu novo espaço para produções, ao mesmo tempo em que expande o hit gastronômico MasterChef Brasil para quatro modalidades com exibição no mesmo ano.

Além do programa atualmente exibido com participantes amadores, na sequência virão os especiais: MasterChef Profissionais, MasterChef Júnior, com crianças de 8 a 13 anos; e o inédito MasterChef 60+, com competidores sêniores acima dos 60 anos e sem limite de idade.

Dessa maneira, haverá episódios semanais inéditos do reality até o final de setembro. Os participantes dos especiais MasterChef Júnior e MasterChef 60+ .

MasterChef
A diretora do programa Marisa Metiço e a apresentadora Ana Paula Padrão

A apresentadora Ana Paula Padrão saudou a importância de se abrir espaço para os mais velhos. “Eu fiquei muito feliz com a decisão de se fazer o MasterChef 60+ porque eu falo muito sobre etarismo, e sobre o preconceito que a gente mesmo sem querer professa sobre pessoas sobre a idade”.

Ela continua: “Eu tenho 56 anos e tenho muito orgulho da minha idade. Eu acho que as pessoas escolhem como querem envelhecer. Eu me sinto ativa. Eu acho que uma pessoa que tem 60+ pode começar tudo de novo se ela quiser”.

Para o chef Henrique Fogaça, o MasterChef Junior é importante e “pode dar um norte para a criança, porque a gastronomia transforma e pode ser um caminho muito bom”.

Na opinião de Fogaça, para as pessoas acimas de 60 anos, há sempre uma oportunidade de mudança. “Chega um momento da vida em que, se a gente não se coça e olha pra dentro e vê o que é melhor, acaba empurrando com a barriga e não se vive”, afirma

O jurado crê que o processo de decisão de transformação independe idade: “O Masterchef está aí para dar essa oportunidade de essas pessoas serem felizes. Independentemente de idade”.

Erick Jacquin disse que o programa já é querido pelas crianças e que ele mesmo tem fãs mirins. “Vai ser muito bom. As crianças me adoram. Uma criança outro dia me agarrou pela perna e disse: ‘Você é meu gordinho preferido! ‘. ’

O chef de origem francesa, que está prestes a fazer 60 anos, vê os participantes de idade mais avançada como mais competitivos. Citou um programa da TV dos EUA em que uma senhora de quase 80 anos sabotou os demais e foi tudo muito engraçado.

Acho que a gente está vivo enquanto tem vontade fazer coisas novas, de possibilitar viver de formas diferentes”, afirma a chef Helena Rizzo.

Para ela, o MasterChef +60 tem uma coisa de muito respeito.

“A gente tem de respeitar as vivências e trazer os conhecimentos. É sempre uma surpresa, e o mood do programa tem a ver sobre como a pessoa participa”.

Helena prossegue: Quanto à criança, acho que a disciplina é muito legal, porque se aprende muita coisa com a cozinha: aprende-se geografia, história, botânica, matemática. Deveria quase ser disciplina obrigatória. Acho que vai ser fofo”.

Como mãe, também Helena diz sentir-se bem entusiasmada com o desafio.

“O MasterChef 60+ é a nossa aposta desse ano; já fizemos MasterChef amadores sem limite de idade, onde havia pessoas com mais de 60 anos”, afirma Marisa Mestiço, diretora do programa.

Ela prossegue: “Estamos muito empolgados com esse momento de dar protagonismo para quem foi inspiração e falar sobre comida de família”, diz, ao destacar que nas seletivas todo mundo diz que começou a cozinhar dentro da cozinha de alguém.

Segundo a diretora do programa, não haverá mudanças drásticas, mas sim alguns cuidados para esses dois especiais com crianças e pessoas acima dos 60 anos.

Sucesso de mídia

O reality-show de competição gastronômica é um dos sucessos comerciais da emissora, estampando patrocinadores ao longo de toda a sua imensa e invejável cozinha e área da despensa.

Diageo, Seara, Delicia, Outback, Britania, Brastemp, Cacau Show, Royal Prestige, Notco, Eisenbahn, Chantinon, Cniel, Sebrae, Oxford, Universal, JDE e Bem Brasil são as marcas que aparecem ao longo do programa além da Mitsubishi.

A fabricante de automóveis até colocou uma SUV no estúdio localizado em São Bernardo do Campo/SP.

Masterchef
Publicitários e anunciantes visitam o cenário do MasterChef

Um time de profissionais da agência de publicidade Santa Clara, por exemplo, esteve no evento inaugurando o projeto com o anunciante Outback no programa. A diretora de mídia e performance da agencia, Elisa Calvo, classificou o Masterchef como “melhor programa gastronômico multiplataforma da TV” em postagem no Linkedin.

As gravações agora acontecem nos Estúdios Vera Cruz, que já foram referência no cinema nacional, e onde foram filmados os clássicos da comédia de Mazzaropi, além de outros do cinema nacional.

A PRH-9 Produções, pertencente à Band, adquiriu os direitos de exploração dos estúdios após participar da concorrência pública da prefeitura local. 

Os estúdios não ficarão exclusivos para produções da casa, já sendo alugados até para gravações de emissoras concorrentes, como por exemplo da Record TV.

Políticos

A reativação do espaço dos pavilhões da antiga Vera Cruz é tão importante que no evento estiveram presentes o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), além do atual governador do estado e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB).

Ambos governantes em seus discursos saudaram a geração de empregos no local e movimentação da economia da cidade proporcionada pela reativação do importante espaço de produção audiovisual.

O programa semanal (terças-feiras, 22h30) e todos os especiais do MasterChef vão ao ar na Band, com transmissão simultânea no band.com.br e no aplicativo BandPlay.

A atração também é exibida toda sexta-feira, às 19h25, no canal Discovery Home & Health e no serviço de streaming discovery+. A produção é da Endemol Shine Brasil.

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