Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Rebranding

Marketing: Arthur Aguiar faz reposicionamento de sua imagem, avalia professora do Mackenzie

Especialista em marketing e comportamento do consumo, Mariana Munis aponta as estratégias utilizadas pelo BBB para limpar sua marca

Publicado em 22/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O BBB Arthur Aguiar, ator e cantor de 32 anos, entrou no programa com a estratégia de “limpar a sua imagem” que estaria queimada por trair 16  vezes sua mulher, a ex-BBB e influencer Mayra Cardi.

A avaliação é de Mariana Munis, professora de Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

De acordo com a especialista, goste-se ou não de Arthur, o fato é que ele tem usado estratégias para reposicionar a sua marca, o que é chamado no segmento de marketing como reposicionamento ou rebranding.

Ela explica: “É quando uma marca quer mudar a forma com a qual clientes percebem as ofertas disponíveis no mercado. Ou seja, ocorre quando uma empresa quer ressignificar a sua imagem perante seu público-alvo”.

Para Mariana Munis, antes de entrar na casa mais vigiada do Brasil, Arthur foi muito bem assessorado e entrou com uma narrativa bem definida.

Ele sempre tenta se colocar como vítima dentro do jogo”, ela aponta.

A professora lembra que, em suas falas, Arthur sempre alega estar jogando sozinho e sustenta a narrativa de que tem adversários.

Sabendo que joga para conquistar o público, o ator sempre externa muito bem o que pensa e sente no jogo da discórdia”, diz Mariana.

Ela destaca que, ao entrar numa briga, para passar sua nova imagem doce, Arthur nunca levanta seu tom de voz e nem faz gestos bruscos.

Para a professora, a identificação ocorre, pois os brasileiros acolhem as vítimas no jogo e odeiam as pessoas que se mostram mais soberbas porque têm a tendência a se colocar sempre do lado mais fraco.

Nós nos reconhecemos nas pessoas que passam por situações de vítima”, afirma Mariana.

A explicação para ela passa pelo que é chamado viés de afinidade, ou seja: a tendência de se dar uma avaliação melhor para quem ou o que é parecido conosco.

Nota-se que muitas vezes nos reconhecemos nas histórias das personagens cheia de virtudes e defeitos retratadas no BBB, principalmente na narrativa da vítima”, conclui a professora.

Mariana Munis remete à neurociência nessa avaliação, citando os chamados “neurônios-espelho”.

Ela detalha: “Ao assistirmos ao Arthur sendo vítima, tendemos a sentir muito do que ele sente, nos colocando no lugar dele.”

Arthur Aguiar no BBB 22

Storytelling

Segundo a professora, além de tudo, Arthur utiliza uma técnica muito potente para seu reposicionamento: o storytelling.

Ao se moldar num personagem de bom moço, Arthur sabe contar uma história que o conecta com o público fora da casa”.

Para ela, a narrativa que Arthur escolheu é poderosa e cativante ao seu público.

Outra arma poderosa de reposicionamento que ela aponta é a escolha de um arquétipo, de acordo com as definições do psicólogo Carl Jung (1875-1961).

No seu rebranding, Arthur escolheu arquétipos que reforçam a imagem do bom moço, como o inocente e o sujeito comum, para ganhar proximidade com o público.

Ela ainda chama a atenção para as roupas usadas por ele, que são sempre regatas e looks simples, nada que se destaque da multidão.

Muitas vezes, Arthur utiliza-se do arquétipo do bobo da corte, quando se permite comer muito nas festas, de maneira engraçada, indo contra a dieta estabelecida por sua mulher e, mais uma vez, reforçando o papel de vítima traçado por ele”, afirma a professora.

Para a especialista, este reposicionamento de Arthur ensina que um rebranding deve ser muito bem planejado e estudado antes de ser posto em prática.

De acordo com Mariana Munis, “quem acha que não pode aprender nada com um programa de entretenimento, muito menos com o ranço ou amor que conquistou por Arthur Aguiar, está muito enganado”.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....