Cartas na manga

Luciano Huck e Tiago Leifert: queridinhos do mercado publicitário

Ambos apresentadores da TV Globo têm boa receptividade entre agências e anunciantes

Publicado em 25/06/2021

Muito se fala da credibilidade e proximidade que o apresentador Fausto Silva desfruta junto ao mercado publicitário, o que o ajudava a atrair anunciantes para seu programa na TV Globo ,certamente o acompanhando para onde ele for. Mas na mudança das peças no tabuleiro a partir da sua saída da emissora, tanto Luciano Huck quanto Tiago Leifert são nomes de apelo junto ao grande público e também capazes de atrair bons anunciantes para as atrações que comandam.

Ambos têm boa imagem e conhecimento junto ao mercado publicitário de São Paulo, que centraliza a maior parte dos investimentos nacionais em propaganda. Entre as 25 maiores agências de publicidade do país de 2020, apenas duas são de São Paulo (uma do Rio de Janeiro e outra da Bahia), segundo o ranking de agências do Cenp – Conselho Executivo de Normas Padrão.

Essa receptividade obtida no mercado de São Paulo é importante quando se avalia a capacidade de um apresentador para atrair para o seu programa marcas anunciantes em importantes ações de merchandising, patrocínios ou anúncios nos intervalos comerciais.

Luciano Huck, prestes a completar 50 anos, está há mais tempo no segmento e, portanto, tem um grande leque de contatos no setor. Há mais de 25 anos ele atua em televisão, estrelando muitas campanhas publicitárias e vinculando sua imagem à promoção e divulgação de diversos produtos e marcas.

Além disso, Huck como empresário ligado ao terceiro setor estreitou mais ainda os laços com o mercado, pois, desde a primeira metade da década de 2000, numa iniciativa de apoio ao mercado de produção audiovisual (inclui cinema, produção de programas de TV e de filmes publicitários), ele fundou uma instituição sem fins lucrativos voltada à formação de jovens.

Instituto

Chama-se Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, um centro de formação técnica destinado a jovens carentes da periferia das cidades de São Paulo/SP e Osasco/SP para atuarem no setor de produção audiovisual.

Desde que criou o instituto, Huck angariou apoios de muitos patrocinadores  e também de vários grupos de mídia que o apoiaram. Pela iniciativa, já se formaram no período mais de 2,5 mil jovens, aptos para trabalharem no segmento. Todo ano, quando saem os alunos recém-formados, há no mercado uma intensa disputa pelos formandos, para estagiar nas empresas e daí seguir carreira.

As áreas de formação e atuação são: Áudio, Direção de arte (Cabelo e Maquiagem, Cenografia e Objeto e Figurino), Direção de Fotografia (Iluminação e Elétrica, Câmera e Maquinaria), Produção (Planejamento, Produção Geral e Produção de Finalização), Pós-produção ( Edição e Montagem, Animação e Motion Design), e Tecnologia (Programação, Games e Design).

Atualmente, várias dezenas de grande anunciantes são parceiros do projeto, que conta também com apoio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura.

E ainda nem falamos do fato de Huck ser casado com a apresentadora Angélica, também ela uma figura midiática e de grande apelo junto ao público e anunciantes.

Loucura, Loucura!” – é um famosos bordão do apresentador, que lançou na mídia personagens como Feiticeira e Tiazinha em seus tempos antes da TV Globo.

Filho de peixe

Tiago Leifert, 41, começou no jornalismo esportivo como repórter, até chegar a editor e apresentador do Globo Esporte, o que foi uma renovação do programa, ainda na década passada. À frente do programa esportivo, Tiago Leifert ganhou o prêmio de melhor apresentador de TV pela APCA de 2009.

Daí para a área de entretenimento foi um salto – e a partir de então ele foi liberado para estrelar campanhas de publicidade, o que não é permitido a jornalistas da TV Globo.

À frente de reality shows, como The Voice e principalmente o Big Brother Brasil (desde o BBB 19), Tiago Leifert passou a ser garoto propaganda de algumas marcas.

Neste ano, em que o sucesso do BBB 20 foi estrondoso, o apresentador comandou as ações de patrocínios em merchandising dentro da casa, mas também do lado de fora ele aparecia em comerciais — inclusive de produtos concorrentes aos que eram veiculados dentro do programa.

Até algum tempo atrás, essa repetição seria impossível na Globo, que tinha regras mais rígidas sobre veiculação publicidade.

Os tempos estão mudando e isso tem muito a ver com o avanço das plataformas digitais, onde (quase) tudo é permitido e tornou a concorrência cada vez mais árdua para a televisão tradicional.

Casado com uma ex-Globo, a jornalista Daiana Garbin, Leifert é bastante discreto na sua vida pessoal. Mas o mercado anunciante conhece Tiago desde criancinha.

Filho de um dos profissionais mais influentes da publicidade dos últimos 40 anos no mercado brasileiro, seu pai, Gilberto Leifert, trabalhou por décadas na Globo.

Ele era diretor de Relações com o Mercado, tendo sido um dos idealizadores do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), e ainda hoje membro nato de seu Conselho Superior e sócio honorário da entidade.

O Conar nasceu para regular um setor que estava sob ameaça de sofrer censura prévia durante o regime militar e hoje tem por missão: “Impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas e defender a liberdade de expressão comercial”.

Tiago Leifert também foi sendo aos poucos colocado em eventos de mercado da emissora, apresentando encontros, conhecendo e sendo conhecido também pela nova geração de publicitários que vem sucedendo a geração anterior, que trabalhou com o pai.

O apresentador, muito embora não seja ativo nas redes sociais, tem ainda a seu favor o fato de estar conectado ao universo mais jovem, por conta de seu envolvimento com o mundo dos videogames e e-sports.

Enfim, nenhum nome é garantia de venda certa de anúncios e patrocínios. Mas com estes dois à frente de seus programas, pelo menos a TV Globo tem a confiança de que seus novos planos comerciais desfrutam de bons cartões de visitas para serem negociados no mercado.

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