Influencer

Instagram de Juliette deletou quase 200 postagens

Operação foi executada pelos administradores de suas redes em abril e é considerada normal pelos especialistas

Publicado em 05/05/2021

Juliette, a vencedora do BBB 21 com 90,15% dos votos na final e participante do reality com maior número de seguidores nas redes sociais, teve 198 postagens apagadas de seu perfil no Instagram. A operação foi executada pelos administradores de suas redes sociais em meados de abril e é considerada normal pelos especialistas na atividade nas redes.

O Instagram da advogada e maquiadora paraibana chegou a 26,2 milhões de seguidores no dia seguinte à sua vitória. De acordo com uma análise da ferramenta de Monitoramento das Redes Sociais da Desbrava Data, o perfil teve uma oscilação da taxa de engajamento (volume de interações de um post, como curtidas, comentários e compartilhamentos) sempre acima da faixa de 1% a 3% ao longo do reality show exibido pela TV Globo. Juliette atingiu índices acima aos de algumas estrelas do pop, como Beyoncé, por exemplo.

Tais índices são considerados bons  para influenciadores, informa o relato técnico. Na data da final do programa, o engajamento de Juliette era de 6,5%. Antes disso, aconteceram alguns picos, o maior deles de 14,9%, em 6 de fevereiro. 

Conforme a análise da empresa de dados, em 16 de abril (veja gráfico), o número de postagens da conta caiu de 434 (no dia 14 de abril) para 236.  Estas 198 postagens apagadas elevaram a taxa de engajamento, o que criou um pico de 11.6% no mesmo dia 16. Desta forma, com quase duas centenas de postagens a menos frente um volume ascendente de interações (principalmente likes e comentários), deu-se o pico. Veja os gráficos de evolução de engajamento da ganhadora:

Fonte: Plataforma Desbrava Data

Fonte: Plataforma Desbrava Data

Segundo Luiz Fernando da Silva, CMO (Chief Marketing Officer, ou diretor responsável pelo Marketing) da Desbrava Data, o processo de adequação de um perfil nas redes inclui momentos de limpeza como este, principalmente quando é preciso apagar uma sequência de posts que já não fazem sentido ou necessitam de atualização.

“É como um trabalho de branding feito dentro do Instagram mesmo”, afirma, lembrando que o próprio endereço do perfil dela sofreu alteração, mudando de @juliette.freire para @juliette. O executivo também reitera que, com o volume de seguidores, a ganhadora do BBB 21 entrou num perfil de contas restrito a poucos brasileiros.

Quando a advogada e maquiadora foi apresentada como participante do BBB 21, o perfil de Juliette no Instagram contava com pouco mais de três mil seguidores. Pouco mais de cem dias depois, ela deixou o programa com 23,7 milhões de seguidores. Seu perfil representa uma fatia de 18,4% do total de seguidores que tem as contas de todos os participantes juntos (148,3 milhões), em interações representa 23,3% do total (1,8 bilhão).

Conforme diz o relatório da Desbrava Data, a legião de cactos, como são chamados os fãs da vencedora, explica números tão expressivos: são extremamente ativos e dedicados a incansáveis mutirões de votação.

Celebridades

A título de comparação, Gisele Bündchen (17,1 milhões), Luciano Huck (19,7 milhões), Xuxa Meneghel (11,6 milhões), Claudia Leitte (22,3 milhões) e Felipe Neto (13,7 milhões) têm menos seguidores do que Juliette. Ela se junta a um grupo de influenciadores e celebridades que está há mais tempo no mercado, como Anitta (53,2 milhões), Tatá Werneck (46,3 milhões), Maísa (37,4 milhões), Larissa Manoela (37,7 milhões), Ivete Sangalo (32,7 milhões) e Giovanna Ewbank (26,2 milhões).

Buscas na Paraíba

A ferramenta de análise de buscas do Google demonstrou crescimento da pesquisa pelo termo Juliette desde o dia 1º de janeiro de 2021. Entre os estados brasileiros, a Paraíba, estado natal da ganhadora do BBB 21, lidera com maior volume pesquisas com pessoas buscando seu nome. Veja abaixo:

Fonte: Google Trends