Instagram de Juliette deletou quase 200 postagens

Operação foi executada pelos administradores de suas redes em abril e é considerada normal pelos especialistas

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Juliette, a vencedora do BBB 21 com 90,15% dos votos na final e participante do reality com maior número de seguidores nas redes sociais, teve 198 postagens apagadas de seu perfil no Instagram. A operação foi executada pelos administradores de suas redes sociais em meados de abril e é considerada normal pelos especialistas na atividade nas redes.

O Instagram da advogada e maquiadora paraibana chegou a 26,2 milhões de seguidores no dia seguinte à sua vitória. De acordo com uma análise da ferramenta de Monitoramento das Redes Sociais da Desbrava Data, o perfil teve uma oscilação da taxa de engajamento (volume de interações de um post, como curtidas, comentários e compartilhamentos) sempre acima da faixa de 1% a 3% ao longo do reality show exibido pela TV Globo. Juliette atingiu índices acima aos de algumas estrelas do pop, como Beyoncé, pro exemplo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tais índices são considerados bons  para influenciadores, informa o relato técnico. Na data da final do programa, o engajamento de Juliette era de 6,5%. Antes disso, aconteceram alguns picos, o maior deles de 14,9%, em 6 de fevereiro. 

Conforme a análise da empresa de dados, em 16 de abril (veja gráfico), o número de postagens da conta caiu de 434 (no dia 14 de abril) para 236.  Estas 198 postagens apagadas elevaram a taxa de engajamento, o que criou um pico de 11.6% no mesmo dia 16. Desta forma, com quase duas centenas de postagens a menos frente um volume ascendente de interações (principalmente likes e comentários), deu-se o pico. Veja os gráficos de evolução de engajamento da ganhadora:

Fonte: Plataforma Desbrava Data
Fonte: Plataforma Desbrava Data

Segundo Luiz Fernando da Silva, CMO (Chief Marketing Officer, ou diretor responsável pelo Marketing) da Desbrava Data, o processo de adequação de um perfil nas redes inclui momentos de limpeza como este, principalmente quando é preciso apagar uma sequência de posts que já não fazem sentido ou necessitam de atualização.

“É como um trabalho de branding feito dentro do Instagram mesmo”, afirma, lembrando que o próprio endereço do perfil dela sofreu alteração, mudando de @juliette.freire para @juliette. O executivo também reitera que, com o volume de seguidores, a ganhadora do BBB 21 entrou num perfil de contas restrito a poucos brasileiros.

Quando a advogada e maquiadora foi apresentada como participante do BBB 21, o perfil de Juliette no Instagram contava com pouco mais de três mil seguidores. Pouco mais de cem dias depois, ela deixou o programa com 23,7 milhões de seguidores. Seu perfil representa uma fatia de 18,4% do total de seguidores que tem as contas de todos os participantes juntos (148,3 milhões), em interações representa 23,3% do total (1,8 bilhão).

Conforme diz o relatório da Desbrava Data, a legião de cactos, como são chamados os fãs da vencedora, explica números tão expressivos: são extremamente ativos e dedicados a incansáveis mutirões de votação.

Celebridades

A título de comparação, Gisele Bündchen (17,1 milhões), Luciano Huck (19,7 milhões), Xuxa Meneghel (11,6 milhões), Claudia Leitte (22,3 milhões) e Felipe Neto (13,7 milhões) têm menos seguidores do que Juliette. Ela se junta a um grupo de influenciadores e celebridades que está há mais tempo no mercado, como Anitta (53,2 milhões), Tatá Werneck (46,3 milhões), Maísa (37,4 milhões), Larissa Manoela (37,7 milhões), Ivete Sangalo (32,7 milhões) e Giovanna Ewbank (26,2 milhões).

Buscas na Paraíba

A ferramenta de análise de buscas do Google demonstrou crescimento da pesquisa pelo termo Juliette desde o dia 1º de janeiro de 2021. Entre os estados brasileiros, a Paraíba, estado natal da ganhadora do BBB 21, lidera com maior volume pesquisas com pessoas buscando seu nome. Veja abaixo:

Fonte: Google Trends
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio