Cachê de modelo

Henrique Fogaça pagou R$ 10 por foto em cracolândia paulistana

Jurado do Masterchef contou o caso numa live da banda Muqueta na Oreia, falando direto da cozinha

Publicado em 12/08/2020

Henrique Fogaça, jurado do Masterchef Brasil, tirou ele mesmo a foto que estampa a capa do CD “Pobre Povo” ,de sua banda de punk rock, Oitão. E pagou “dez contos” (R$ 10), como diz, de cachê ao modelo das mãos, um usuário de drogas em uma minicracolândia embaixo de um pontilhão em São Paulo – ele não especificou o local.

A história foi contada pelo próprio chef, convidado na noite da última sexta-feira (7) para uma live para fãs de rock pesado promovida pelo grupo Muqueta na Oreia, quarteto de thrash metal de Embu das Artes (SP).

Foi um bate-papo cheio de casos do underground paulistano (o submundo alternativo da cidade), algumas gírias e muitos palavrões, com Henrique Fogaça conversando com Ramires, vocalista do Muqueta, diretamente da cozinha de um dos seus restaurantes, o Sal.

Sobre a foto do álbum, o chef disse que no dia procurava por uma mão de estilo “podrona” para a imagem. Segundo ele, havia entre os frequentadores da região vários candidatos interessados no dinheiro, até que ele avistou o dono do par de mãos que ele considerou ideal.

Não é explorando a miséria, obviamente; é um tema da capa do disco, mas é a realidade que se tem nas ruas”, explicou o chef, músico e fotógrafo. “Eu já transitei nesse meio (…), eu fiz questão de mostrar uma realidade através do CD, com essa imagem”. Fogaça disse na live que ficou arrepiado ao lembrar e contar esta história.

O resultado é uma imagem em preto e branco das mãos abertas em forma de pedido, com aspecto sujo, cheias de marcas e sinais de queimaduras, características em geral entre os usuários de drogas como o crack. O álbum em questão foi lançado em 2015. A banda Oitão já está com novas músicas este ano.

Intervalo para a refeição

O trabalho no restaurante seguia a todo vapor durante a live, e Fogaça aproveitou para ele mesmo comer durante a conversa, que incluiu curiosidades sobre as bandas e a amizade entre os músicos.

Na live, ficamos sabendo de particularidades da vida do chef famoso: seu prato favorito é arroz, feijão, farofa, bife acebolado e ovo; ele é dono de um automóvel antigo, um Opala ano 1975; é um colecionador de discos de vinil. A live está aqui e Fogaça entra a partir de 12’50”.

Caneladas

Outra curiosidade pessoal de Fogaça diz respeito aos treinos de muay-thai, arte marcial que ele começou a praticar há mais de 20 anos. O chef lembrou das suas caneladas no esporte, quando chutava sacos cheio de areia, até a perna sangrar. De acordo com ele, o treinamento servia para dar “uma afiada”.

O estrelado chef de cozinha diz não ter preferência entre cozinhar e cantar. “Sabe por quê? É a mesma intensidade, é o mesmo amor. Dois pilares da minha vida, não tem jeito”, afirmou.

“Eu sou rockeiro antes de ser cozinheiro”, disse, lembrando que pretende retomar o trabalho com a sua banda, pois acha que agora consegue fazer tudo com maturidade profissional e com planejamento.

Pai dedicado e síndico do prédio onde mora, o chef e músico diz que descansar não está nos seu planos: “A hora que nós morrer, nós descansa”, avisou. Ele disse ser fã de esporte, música, cozinha, luta, moto, hardcore, e tatuagem. “Pra quem me conhece, é do lixo ao luxo. O meu aprendizado na rua me trouxe todo esse conhecimento”, arremata.

Como empresário, ele também se mostrou indignado com a quantidade de impostos pagos e o mau uso feito pela classe política, a qual ele chama de “vagabundos”.

Ainda, o chef diz estar montando uma instituição através da filha Olívia, acometida por um tipo de epilepsia e hipotonia (doença que diminui o tônus muscular). A meta é fazer um projeto voltado ao uso acessível de canabidiol – substância derivada da Canabis que é utilizada para fins medicinais.

O Muqueta na Oreia anuncia que em agosto receberá músicos de outras bandas, como Ultraje a Rigor e Sepultura em novas lives. Com a série, o grupo quer conscientizar o público da importância em tomar todas as precauções e prevenções para se proteger do novo coronavírus e da Covid-19.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade