Bola nas redes

Flamengo é o maior clube nas plataformas digitais na América Latina

Top 10 nas redes sociais nos continentes inclui Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Vasco e Atlético MG

Publicado em 05/07/2021

Os clubes brasileiros de futebol dominam a presença nas plataformas digitais em comparação aos demais times da América Latina, com o Flamengo no topo do ranking. Os quatro grandes de São Paulo – Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos – também estão na lista dos dez mais da região. Vasco da Gama e Atlético Mineiro também figuram no top 10, consolidando a liderança do Brasil. Dos 26 maiores clubes da região nas redes sociais, 16 são do País.

O Flamengo vale o triplo do segundo colocado na lista – o River Plate, da Argentina –, pois tem um número gigantesco de seguidores e o maior índice de engajamento dos continentes.

O conjunto dos clubes brasileiros também domina a presença no YouTube, onde eles valem US$ 21 milhões, representando 84% do valor de todos os times da América Latina na plataforma. O estudo avalia a presença dos clubes nas seguintes redes: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Veja o quadro abaixo:

Quadro Valor dos Clubes
Levantamento da Sports Value sobre o valor dos clubes nas plataformas digitais Foto Reprodução

O levantamento foi feito pela empresa de marketing esportivo Sports Value, que faz análises de finanças, marketing e tendências, com uso de ferramenta de dados da Zeeng Data Driven. O estudo indica que, na região, são 315 milhões de seguidores dos clubes nas redes sociais, gerando 3,8 bilhões de interações anuais.

O estudo da Sports Value mostra também que o potencial de faturamento dos clubes nos meios digitais na América Latina chega a US$ 115 milhões, ou mais de R$ 520 milhões. Os valores não incluem o potencial de vendas de produtos por e-commerce.

Finalizado em meados de junho, o estudo traz ainda avaliações inéditas, como sobre o valor dos torcedores por clube.  Nesse quesito, o Flamengo continua no topo, seguido de perto pelo Palmeiras, com o River Plate, da Argentina, em terceiro lugar.

No levantamento da Sports Value, foram analisados: número de seguidores, interações totais, interações, relativas (eficiência dos posts) e o Zeeng Score (análise de presença na web, notícias na imprensa e performance nas redes sociais).

A conclusão do estudo é a de que os clubes latino-americanos, tanto os brasileiros quanto os demais, têm ainda uma mina de ouro para explorar nas plataformas digitais.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade