Roubo de sinal

Em campanha, crianças alertam os pais que pirataria de TV é crime

Ação da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura alerta sobre prejuízos do setor

Publicado em 26/05/2021

Uma nova campanha contra a pirataria foi lançada pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). O objetivo é a conscientização contra a pirataria de TV paga. Oito filmes, de 30 segundos cada, serão exibidos nos próximos meses em intervalos da programação de canais abertos e fechados. A temática da campanha é a incoerência das pessoas que ensinam atitudes corretas aos seus filhos, mas dão um mau exemplo ao acessar conteúdos pagos de forma ilegal.

Os filmes mostram crianças contando as lições que recebem dos adultos, como não roubar, no entanto, veem esses mesmos responsáveis praticando pirataria, deixando seus filhos confusos sobre o que é certo ou errado.

Impactos

O mercado brasileiro soma 14 milhões de domicílios que assinam algum sistema de TV paga, de acordo com a ABTA. A estimativa atual da entidade, com base em dados da Anatel e do IBGE, é de que o impacto financeiro da pirataria de TV por assinatura é de R$ 15,5 bilhões por ano, dos quais R$ 2 bilhões em impostos que os governos deixam de arrecadar.

Uma outra pesquisa recente encomendada pela ABTA apontou que 33 milhões de brasileiros, ou 27,2% dos internautas com mais de 16 anos, consomem conteúdo de TV por assinatura por um ou mais meios piratas. O levantamento foi feito pela Mobile Time/Opinion Box, em março deste ano.

A campanha

A campanha foi criada pela Globo, aprovada pelo Conselho Diretor da ABTA e produzida pela Mixer. A ABTA representa as principais operadoras e programadoras de TV por Assinatura no Brasil.

“Viver em sociedade é respeitar o direito do outro. É saber que o que você faz não pode ferir o direito de outro. Ensinamos isso aos nossos filhos, mas infelizmente nem todos praticam o que dizem, o que gera dúvidas nas novas gerações acerca dos nossos valores”, afirma Oscar Simões, presidente da ABTA.

“Nossa campanha traz um alerta das crianças para esta falta de integridade, entre discurso e prática de muitos adultos. As crianças entendem que um desenho animado, um filme ou um jogo é resultado do trabalho de muitas pessoas e que isso precisa ser respeitado. Entendem também que mesmo um conteúdo disponível na internet não deve ser acessado se for ilegal. Elas sabem que isso é crime, assim como nós também sabemos”, completa Simões, lembrando a frase que encerra os filmes da campanha: “Elas sabem, você sabe: pirataria de TV também não é legal”.

O primeiro filme da campanha pode ser visto abaixo:

Operações antipirataria

 A campanha de conscientização contra a pirataria se soma a ações de combate ao acesso ilegal à TV por assinatura. No ano passado, as operações de autoridades públicas se intensificaram, com a participação de diversos órgãos: Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ancine (Agência Nacional do Cinema), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal e Receita Federal.

Somente nos portos do Rio de Janeiro foram apreendidas, desde 2020, cerca de 1 milhão de TV Box piratas – decodificadores que desbloqueiam ilegalmente o acesso a canais pagos. Segundo a polícia, essas apreensões geraram um prejuízo de mais de R$ 470 milhões ao crime organizado.

Os responsáveis pelas cargas ilegais podem responder por violações de direitos autorais (art. 184, §3º do Código Penal) e contrabando (art. 334-A do Código Penal).

FICHA TÉCNICA:
Diretor de Comunicação Globo: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano, Mariana Sá e Leandro Castilho
Head of Art: Christiano Calvet
Criação: Carlo Iulio, Renato Tagliari e Alexandre Tommasi
Direção de Marketing e Operações: Mariana Novaes
Gerente de marketing: Simone Szwarcwald
Atendimento: Tatiana Fassina
Gerente de Produção: Ricardo Léo
Produção RTV: Francili Costa
Produtora: Mixer Films
Diretor: Ricardo Gordo Carvalho
Dir. Fotografia: Felipe Hermini
Produção Executiva: Sergio Tikhomiroff
Head Producer: Breno Castro
Coordenador de Produção: Marcelo Rodrigues
Assist. de Coordenação: Erica Luna
Coordenação de Pós-Produção: Daniel Reis, Adriano Carneiro
Finalizador: Bruno Reis
Montador: Ricardo Gordo Carvalho
Pós-produção: Mixer Films
Gestora de Projetos: Silvia “Tuta” Calza, Anna Paulino

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