Propaganda

Comercial com Caverna do Dragão é o melhor do ano no SBT

Filme de aventura que recriou o famoso desenho animado em live-action para o Renault Kwid ganha o principal prêmio publicitário da emissora de Silvio Santos

Publicado em 16/12/2020

Já que a arte não produziu, o mercado providencia. Fãs de mais de uma geração ficaram sem saber do final da famosa série de animação Caverna do Dragão, já que a atração foi abandonada nos anos 1980 antes de concluída a história.

Mas um anunciante resolveu produzir um comercial de carros recriando esse capítulo e o filme, além de aguçar a saudade dos espectadores, ainda ganhou o prêmio de melhor comercial do Brasil do SBT de 2019.

Os vencedores da premiação da emissora foram anunciados no último dia 15 de dezembro, em sessão virtual do prêmio, a 9ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil, que também reuniu a 5ª edição de O Melhor Comercial Regional do Brasil de 2019. Ainda, neste ano, a emissora estreou a Categorial Especial Covid-19.

Aqui, um resumo dos vencedores: 

O filme Caverna do Dragão, da DPZ&T para a Renault, foi eleito O Melhor Comercial do Brasil 2019;

O filme Sons, criado pela HOC para a Unimed Porto Alegre, levou o prêmio O Melhor Comercial Regional do Brasil para a região Sul;

E o filme Vovoglers, do Itaú criado pela Africa, foi o grande ganhador da Categoria Especial Covid-19.

Sobre o filme da Renault 

Caverna do Dragão foi um ícone da cultura pop do fim dos anos 1980 e que perpassou os anos 1990 e até os 2000. Com menos de 30 episódios, o desenho foi um sucesso no Brasil e se tornou um tanto cultuado porque a aventura nunca teve um capítulo final.

Os estúdios originais de produção nos Estados Unidos (onde foi lançado como Dungeons & Dragons) cancelaram a atração sem lhe dar um desfecho, o que tornou sua mística ainda maior.

Inspirado num jogo de Rolling Playing Game (RPG), outra febre que explodiria por aqui em meados dos anos 1990, o desenho animado tinha um roteiro de sucesso que, se a indústria cultural não reaproveitou para os cinemas, a publicidade soube resgatar.

Foi para o lançamento no Brasil do Kwid Outsider, versão para Sport Utility Vehicle (SUV), os chamados utilitários esportivos) dos compactos da Renault, sob o mote “Deixe o Impossível Para Trás”.

A ideia foi da agência de publicidade do anunciante, a DPZ&T, e a execução ficou a cargo da produtora de publicidade Saigon, com direção de cena do premiado diretor Vellas.

O resultado é um filme de 1min47seg, em live action (com atores reais), que foi ao ar em junho de 2019 na TV e replicado imediatamente nas plataformas digitais. Em menos de 12 horas, já eram quase 200 mil visualizações do filme no YouTube, com uma enxurrada de manifestações dos fãs. O filme pode ser visto abaixo:

O “revival” traz as aventuras de Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto, além da criatura fantástica Uni (um unicornio fêmea) num mundo desconhecido onde ingressaram involuntariamente ao atravessar um portal, num parque de diversões.

Quem viu se lembra da luta diária por uma saída do local, e os heróis juvenis eram sempre perseguidos pelo vilão Vingador, e quase sempre atrapalhados pela figura misteriosa do Mestre dos Magos.

O público-alvo da gigante da indústria automobilística para este modelo esportivo é o público de 30 a 40 anos, que eles acreditam terem na sua memória afetiva ligações com a atração. As locações das filmagens do comercial foram em Salta, norte da Argentina, perto da fronteira com a  Bolívia e o Chile.

Além do elenco cuidadosamente escolhido para a produção, houve especial atenção à dublagem, que resgatou a voz brasileira do Vingador, o vilão da série.

Trata-se do ator Orlando Drummond, de 101 anos,  que ficou famoso na TV ao interpretar o Seu Peru, na Escolinha do Professor Raimundo, de  Chico Anysio. A trilha sonora também é primorosa, e contou com gravação especial feita em Nova York com uma orquestra de cordas.

O prêmio do SBT

Por conta da pandemia, o evento do SBT foi reinventado num formato 100% digital. A apresentação foi conduzida por Téo José, narrador esportivo do SBT para os jogos da Copa Libertadores da América, e contou com a participação virtual dos principais executivos da emissora.

Além do seleto júri de mercado – composto por 19 profissionais das principais agências do país –, que em votação online elegeu os grandes vencedores nas três categorias.  

São eles: Ana Castelo Branco (Young & Rubicam); Ariel Grunkraut (Burguer King); Diego Machado (AKQA); Fabio Rosinholi (WE); Félix Del Valle (Ogilvy); Fernanda Romano (Havaianas); Frank Pflaumer (Nestlé); Guilherme Jahara; Hugo Rodrigues (WMcCann); Juliana Cury (Itaú);  Leandro Ramiro (Volkswagen); Marcelo Nogueira (AlmapBBDO); Marcio Parizotto (Bradesco); Marina Daineze (Vivo); Mauricio Cavalcanti (Rái); Murilo Melo (BETC); Rafael Ziggy (DPZ&T); Saulo Rodrigues (R\GA); Sophie Schonburg (Africa); Alexandre Peralta (Africa), Thais Costa (Cacau Show) e Glaucia Segatti (Riachuelo).

“O Melhor Comercial do Brasil tem como principal premissa fortalecer e incentivar a qualidade do nosso break comercial, por meio do reconhecimento da criatividade brasileira, que está entre as melhores do mundo. São estes comerciais que emocionam, são memoráveis e fazem com que as marcas se tornem conectadas ao consumidor”, diz Fred Müller, diretor de Negócios e Marketing do SBT.

Na premiação nacional, os dez filmes finalistas foram criações de quatro agências, com a liderança da DPZ&T, que obteve cinco indicações. Os demais comerciais são da AlmapBBDO (3), Publicis (1) e GUT (1).

A categoria regional, contava com quatro filmes, que representaram as regiões Norte, Sul, Centro-oeste e Sudeste, criados pelas agências: Phocus Propaganda, Hoc, AV Comunicação e NBS. Já na Categoria Especial Covid-19, os cinco comerciais finalistas são das agências: Lew’Lara/TBWA, AlmapBBDO, Leo Burnett, Publicis e Africa. Confira as listas completas abaixo.

Como o festival anual de publicidade Cannes Lions de 2020 foi cancelado, a dupla de vencedores (agência e anunciante) das duas categorias (nacional e regional) foi premiada com uma viagem em grande estilo para o Festival de Criatividade de Cannes, na França, em 2021. Ou seja, será realizada uma viagem conjunta para os vencedores desta edição de 2019 e da edição de 2020, que serão revelados no ano que vem. 

Já como prêmio da Categoria Especial Covid-19, a marca e a agência vencedoras poderão veicular a mesma carga de comerciais (vide regulamento) a serem utilizados entre janeiro e fevereiro de 2021, além de terem ganhado um troféu especial da categoria – o já tradicional, com uma máscara de proteção, símbolo da prevenção da vida durante a pandemia.  

Finalistas O Melhor Comercial do Brasil 2019

“#FomeDeMc” / DPZ&T / MC Donald’s
“Aposta” / DPZ&T  / Renault
“Busca da Mãe” / DPZ&T / Itaú
“Caverna do Dragão” / DPZ&T / Renault – Vencedor
“Coração” / AlmapBBDO / O Boticário
“Escolhas” / DPZ&T / Renault
“Experimente o Futuro com Bradesco” / Publicis / Banco do Brasil
“Orgulho” / AlmapBBDO / O Boticário
“Presente Perfeito” / GUT / Mercado Livre
“T-Rex” / AlmapBBDO / Volkswagen

Finalistas O Melhor Comercial Regional do Brasil 2019

Norte: Essa energia envolve a gente / Phocus Propaganda / Equatorial Pará
Sul: Sons / Hoc / Unimed Porto Alegre – Vencedor
Centro-Oeste: Álcool e celular 02 / AV Comunicação / Detran
Sudeste: Árvore do Rio Light / NBS / Light

Finalistas Categoria Especial Covid-19

“Dia especial BB” / Lew Lara Tbwa / Banco do Brasil
“Máscaras” / AlmapBBDO / Bradesco Seguros
“Reinventar” / Leo Burnett / Bradesco
“Sapatos” / Publicis / Bradesco
“Vovoglers” / Africa / Itaú Unibanco – Vencedor

Memória: Filmes vencedores das edições passadas – Nacional

2018: “Robô” / DPZ&T / Itaú
2017: “Visões” / Y&R/ Vivo
2016: “Pé na Porta” / AlmapBBDO / Volkswagen
2015: “Desejos” / AlmapBBDO / Volkswagen
2014: “Compadre” / NBS / Bom Negócio.com
2013: “Brasil 70” / AlmapBBDO / Volkswagen
2012: “Tradutor” / AlmapBBDO / Pepsi
2011: “Pôneis Malditos” / Lew’Lara\TBWA / Nissan

Memória: Filmes vencedores das edições passadas – Regional

2018: “Maio Amarelo” / Propeg / CET Rio de Janeiro
2017: “Não vai ter frango” / Delantero / Fortaleza Esporte Clube
2016: “Matrícula” / Delantero / Colégio Master
2015: “Feliz Natal” / Matriz / Grupo Zaffari

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade