Ícaro x Tiago

Com cotas milionárias de publicidade, BBB contribui para muitos salários na Globo

Balanço patrimonial da Globo de 2020 relatou R$ 1 bilhão em salários; BBB22 deve faturar perto de R$ 700 milhões

Publicado em 23/12/2021

Sobre a discussão que se abateu nas redes sociais nos últimos dias, envolvendo o ator Ícaro Silva e o ex-apresentador Tiago Leifert, apreciar ou não o BBB é questão de gosto e opinião pessoal. No entanto, da polêmica também se extrai uma constatação contábil simples: o BBB, que é um sucesso em vendas de publicidade na emissora, contribui na composição de receitas para que a Globo arque com suas despesas. Entre os principais passivos da empresa, está uma bilionária folha salarial e de encargos.

Ícaro Silva e Tiago Leifert
Ícaro Silva e Tiago Leifert (Reprodução/ Instagram e TV Globo).

Em 2020, a Globo registrou um passivo de R$ 1 bilhão no item salários e encargos sociais, conforme relatado no balanço patrimonial do grupo publicado em março deste ano.

Diante desse volume de dinheiro com que a emissora se compromete, entre salários e encargos, o BBB representa uma fatia importante de contribuição para as despesas da casa.

O programa tem vendas negociadas para o próximo ano que já totalizam perto de R$ 700 milhões, havendo ainda espaço para novas ações promocionais.

Conforme antecipado pelo jornal Meio e Mensagem, das 12 cotas de patrocínio oferecidas para o reality na sua versão para 2022, 11 já foram fechadas.

De acordo com a repórter Bárbara Sacchitiello , mais dois anunciantes já estão garantidos na realização de provas e ações especiais da atração.

Segundo a apuração, as oito marcas que patrocinaram a edição de 2021 renovaram a parceria para o próximo ano.

Os patrocinadores confirmados para as cotas Big são: Americanas, Avon e PicPay.

A PicPay, inclusive, declarou em entrevista à coluna que o investimento no BBB é a sua maior ação do primeiro semestre do ano.

Desta forma, caso o anunciante volte a patrocinar o Show do Milhão, no SBT, isso deve acontecer no segundo semestre do ano que vem.

Cada uma das cotas do BBB22 tem o valor de tabela de R$ 91,9 milhões, conforme o plano divulgado pelo departamento comercial da Globo no seu upfront neste ano.

C&A, Heineken (marca Amstel), P&G e Seara serão  patrocinadores das cotas Anjo (valor unitário de R$ 69,4 milhões por cota); e Above, Hypera Pharma (com Engov), QuintoAndar e McDonald’s renovaram as cotas Brother (R$ 11,8 milhões cada), conforme o Meio e Mensagem, que apontou ainda que a Coca-Cola (Cinema do Líder) e Fiat (com merchandising) farão ações especiais.

Vale lembrar que o BBB é representado no Brasil pela Endemol Shine, num licenciamento feito pela Globo que paga à produtora um valor negociado em contrato pelo uso do formato.

No passado, a Globo chegou a se associar à Endemol numa empresa para administrar o programa, mas a sociedade foi desfeita e a emissora passou a ser uma licenciada dos formatos da produtora.

Faturamento do Grupo

A principal fonte de receitas da TV Globo, que é uma rede aberta e gratuita, ainda é a publicidade.

No conglomerado de empresas que envolvem a marca Globo, a publicidade responde pela maior fatia do faturamento: 60%.

Foi o que declarou bem recentemente o diretor geral de finanças da Globo, Manuel Belmar, em entrevista ao jornal Valor Econômico .

A entrevista foi publicada no último dia 16 de dezembro.

Nela, o diretor da Globo afirmou que o faturamento total do grupo deve fechar este ano com crescimento até 19% em relação ao ano de 2020, sendo o maior volume disso devido à publicidade.

As vendas aos anunciantes devem apresentar um crescimento entre 22% e 24%.

O restante de faturamento da Globo dá-se por venda de conteúdo, seja por meio das assinaturas do Globoplay, vendas dos canais na TV por assinatura, exportação de produções etc.

Segundo Manuel Belmar, espera-se que o conjunto das empresas Globo atinja um volume total neste ano de pelo menos R$ 14,6 bilhões de faturamento.

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