Prêmio APCA

Camila Morgado e Du Moscovis defendem arte contra autoritarismos

Eles levaram troféus de ator e atriz por Bom Dia, Verônica; Moscovis fez homenagem aos mortos da pandemia

Publicado em 29/06/2021

A série Bom Dia, Verônica, da Netflix, foi a grande vencedora de 2020 em Televisão pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, conquistando os troféus de melhor Dramaturgia, Atriz e Ator. Na transmissão virtual da cerimônia de entrega do prêmio, nesta segunda, 28, os contemplados do elenco saudaram em seus depoimentos a resistência da arte e dos artistas diante do momento difícil para o país e para a cultura.

Camila Morgado, troféu de melhor atriz por sua personagem no seriado, afirmou: “Foi com grande alegria quando eu recebi a noticia que eu havia sido indicada para o prêmio APCA 2020 e mais ainda quando eu percebi que eu havia ganhado e que e estava dividindo o prêmio com a atriz Tatiana Tibúrcio, que fez um trabalho lindo no especial Falas Negras”.

Ela diz se orgulhar do prêmio pela personagem na série, ao dar voz a uma mulher que é vitima da intolerância, da injustiça, do machismo, da violência doméstica, do feminicídio: “A gente sabe o quanto aumentou nessa pandemia que estamos vivemos. Tanto eu quanto Tatiana Tibúrcio interpretamos personagens muito diferentes, mas que representam infelizmente a realidade da mulher brasileira”.

Camila Morgado lembra que estamos num momento em que a arte está sendo atacada, desvalorizada, destruída nesse atual governo. “Pra mim é um grande estímulo para resistir, para ter esperança, para ter a certeza de que a arte constrói pontes, que a arte forma indivíduos e que a arte derruba qualquer forma de autoritarismo”.

Du Moscovis

Eduardo Moscovis em agradecimento ao troféu de melhor ator de TV de 2020 na transmissão do Prêmio da APCA Foto: Reprodução/YouTube

Eduardo Moscovis, melhor ator pelo personagem Brandão no seriado, pediu alguns segundos de silêncio em homenagem às vitimas de Covid, suas famílias e seus amigos. Ele se disse muito feliz com o prêmio, para ele um sinal de que seu trabalho tocou as pessoas de forma especial, diferente.

O ator agradeceu a todos os envolvidos no projeto, citou a equipe de produção, autores e diretores. Agradeceu pela ajuda na composição do personagem, e também à própria Camila Morgado, sua parceira de cena.

Eu sou um ator que acredita e aposta na contracenação e troca, e a Camila foi de uma intensidade e de uma generosidade muito grande e com certeza o Brandão não teria chegado a essa dimensão que chegou se não fosse por ela”. Du Moscovis define seu personagem como um policial militar perverso, corrupto, machista, que subjuga a própria mulher e comete atrocidades com outras.

E ele é um retrato muito infeliz e triste de um lado sombrio de nosso país, que está entre os cinco países de maior feminicídio no mundo e é o país também que tira mais vidas LGBTQIA+ do planeta. A gente tem um governo agora que odeia cultura. E o seu discurso de ódio tenta criminalizar os artistas”, disse. Du Moscovis continuou: “Mas isso há de passar. Em todos os momentos mais tenebrosos da história, arte sempre resistiu e se reinventou. E isso vai acontecer mais uma vez”.

Criação e roteiro

Criador e produtor executivo do seriado, o escritor e roteirista Raphael Montes contou que criar a série foi um desafio e um aprendizado. “Estar no set de filmagem foi único e enriquecedor. Uma obra audiovisual é uma obra coletiva, envolve o esforço de muitos talentos”. Assim, ele agradeceu a todos os envolvidos no trabalho, além da Netflix, produção, elenco. “Bom Dia Verônica impactou milhares de pessoas em mais de 190 países, trazendo uma história cheia de viradas e ganchos para maratonar, mas também uma discussão importante e infelizmente muito atual no Brasil: a violência doméstica”, afirmou. Ele também citou a sua parceira no livro que inspirou o seriado, Ilana Casoy, e ainda citou a equipe de roteiro.

O diretor geral da série, José Henrique Fonseca, da produtora Zola, também se disse muito feliz com o prêmio, que nas suas palavras, “reforça a importância de São Paulo pra cultura brasileira”.  Ele aproveitou para mencionar a atriz Tainá Müller, protagonista do seriado que, segundo ele, “levou a série nas costas”.

A cerimônia de entrega do prêmio pode ser vista aqui . Os prêmios de televisão começam a partir da marca: 1:13:25

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade