Streaming

Brasil e Índia ajudam Netflix a crescer em assinantes

Aumento de 1,5 milhão ficou um pouco acima do estimado; empresa aposta no lançamento de games

Publicado em 21/07/2021

A Netflix cresceu 1,5 milhão de assinantes no mundo no segundo trimestre deste ano, um pouco mais do que apontavam as modestas estimativas. O resultado foi possibilitado com a ajuda de mercados da América Latina e Ásia, como Brasil e Índia, respectivamente.

No entanto, o número de assinantes dos Estados Unidos e Canadá, que formam o mercado mais rentável e apresentam quatro vezes o faturamento da América Latina, por exemplo, teve queda (-0,43%). A região que abrange Europa, Oriente Médio e África representou um pequeno crescimento. O total de clientes por países não é detalhado.

O balanço da empresa foi apresentado em relatório financeiro nesta terça-feira, 20, e também em videoconferência com a presença de executivos do primeiro escalão da Netflix.

O fundador e co-CEO (Chief Executive Officer), Reed Hastings, disse que, entre os concorrentes, a aquisição da Fox pela Disney causou maior impacto do que aponta a junção entre Warner e Discovery.

A Netflix é líder do setor, soma mais de 209 milhões de assinantes no mundo e está enfrentando a expansão de competidores no segmento de streaming, principalmente Disney+, Amazon Prime Video e HBO Max.

O Co-CEO e chefe de conteúdo Ted Sarandos listou os maiores sucessos produzidos fora dos EUA do período:  a segunda temporada de Lupin (França) com 54 milhões de acessos domiciliares; e Quem Matou Sarah (México), com 34 milhões. Nature x Machine foi o maior sucesso em animação, com 53 milhões de acessos nos lares.

Nesse terceiro trimestre estão prometidas novas temporadas de La Casa de Papel e Sex Education. Do Brasil, a Netflix destaca em seu relatório o reality show Brincando com Fogo, que também tem uma versão da América Latina.

Brincando com Fogo
Brincando com Fogo Foto DivulgaçãoNetflix

Games para celular

A Netflix já lançou planos para celular, com assinaturas mais baratas, principalmente em localidades onde as conexões de banda larga domiciliares não são acessíveis para muitos – em países do sudeste da Ásia e África sub-saariana.

O próximo passo da Netflix é a entrada no segmento de videogames. A empresa está criando um modelo de assinatura para os games, sem venda de publicidade. Os jogos serão incluídos na assinatura Netflix sem custo adicional, semelhante a filmes e séries, conforme explicou o chefe de produto, Greg Peters.

Inicialmente, o foco será em jogos para dispositivos móveis (celulares) e as franquias se baseiam nos filmes e séries de sucesso da plataforma, como Black Mirror e Stranger Things, por exemplo.

Finanças

No segundo trimestre desde ano, a receita da Netflix aumentou 19% em relação ao mesmo período do ano passado, passando para US$ 7,3 bilhões, enquanto a receita operacional aumentou 36%  no ano a ano, atingindo US$ 1,8 bilhão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade