saudades

Triste: Famoso ator de Chocolate com Pimenta morreu no começo de 2022

Também dublador reconhecido, artista lutou contra doença degenerativa

Publicado em 27/05/2023

Doze atores do elenco de Chocolate com Pimenta já morreram. A novela, original de 2003, está sendo exibida atualmente nas tardes da Globo.

Em uma matéria recente, falamos dos intérpretes de Conde Klaus e Matilde, que morreram repentinamente. Cláudio Corrêa e Castro faleceu em 2005, dois anos após estrelar Chocolate com Pimenta. Já Hilda Rebello se foi em 2019.

Ator de Chocolate com Pimenta morreu em 2022

O Brasil perdeu dia 1º de fevereiro de 2022 o ator e dublador Isaac Bardavid, aos 90 anos de idade.

Há anos ele enfrentava um enfisema pulmonar e não resistiu ao agravamento da enfermidade. Em Chocolate com Pimenta, o veterano interpretou Paulo.

Isaac Bardavid está em O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta
Isaac Bardavid está em O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta

Na televisão, Isaac fez parte de várias produções em praticamente todas as emissoras. Ele esteve em Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Fogo Sobre Terra, Gabriela, Escrava Isaura, O Astro, Dona Beija, A Viagem, O Cravo e a Rosa [reprisada recentemente na Globo], Malhação, Rei Davi, Milagres de Jesus e muitas outras.

Leia mais: Saudades: 6 novelas com Isaac Bardavid, além de O Cravo e a Rosa

Issac Bardavid dublou personagens famosos

O veterano também ficou conhecido como um dos maiores nomes na dublagem brasileira, emprestando sua voz para personagens bem populares, como Wolverine, Freddy Krueger e também do Esqueleto, de He-Man.

Entre seus trabalhos mais icônicos está, sem dúvidas, a dublagem de Wolverine, um dos personagens centrais da franquia X-Men nos cinemas, interpretado pelo ator australiano Hugh Jackman por quase 20 anos.

Desde o primeiro longa lançado, Bardavid fez a voz do herói mutante da Marvel, que adorado por estrangeiros e brasileiros.

O ator e dublador Isaac Bardavid com boneco de Wolverine (Reprodução)
O ator e dublador Isaac Bardavid com boneco de Wolverine (Reprodução)

Para se ter uma ideia, o filme Logan, lançado no Brasil em 2017, teve uma bilheteria histórica e foi assistido por quase 7 milhões de pessoas. Quem assistiu à versão dublada da produção, ouviu também a icônica voz de Isaac Bardavid.

No lançamento do filme, o veterano das novelas brasileiras esteve no programa The Noite, do SBT, para conhecer Hugh Jackman pessoalmente.

Veja: Voz de Wolverine, Isaac Bardavid teve encontro emocionante com Hugh Jackman