perdas

Trágico: Cirurgia matou dois atores de Chocolate com Pimenta

Artistas da novela de época não resistiram às complicações das operações

Publicado em 04/03/2023

Cláudio Corrêa e Castro interpretou o asqueroso Conde Klaus von Burgo em Chocolate com Pimenta, novela exibida originalmente em 2003 e que está sendo reprisada hoje na Globo.

Na história escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando, Conde Klaus é um dos vilões. Ele inferniza a vida de Celina (Samara Felippo), casando-se com ela após ganhar uma aposta de jogo com o pai dela, Reginaldo (Antônio Grassi).

Avarento e inescrupuloso, ele vive com a governanta Matilde (Hilda Rebello), que de certo modo nutre uma paixão pelo idoso.

Klaus (Cláudio Corrêa e Castro) e Matilde (Hilda Rebello) em Chocolate com Pimenta
Klaus Cláudio Corrêa e Castro e Matilde Hilda Rebello em Chocolate com Pimenta

Cláudio Corrêa e Castro: carreira e morte

Cláudio Corrêa e Castro morreu em 2005, aos 77 anos, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos devido a complicações na colocação de uma ponte de safena no coração. O artista sofria de diabetes e hipertensão, mas ninguém esperava sua morte.

Em Chocolate com Pimenta o veterano interpretou Conde Klaus von Burgo, um dos papéis principais da história de época.

O último papel da carreira de Castro foi como Dr. Afonso em Senhora do Destino, exibida em 2004 na Globo e que hoje está disponível no Globoplay. Mas a jornada do ator na TV começou muito antes, no final da década de 60, nos cinemas.

Altair Lima, Eva Wilma e Cláudio Corrêa e Castro em A Viagem (Divulgação/IMDB)
Altair Lima Eva Wilma e Cláudio Corrêa e Castro em A Viagem DivulgaçãoIMDB

Ele atuou em dezenas de sucessos da teledramaturgia, a partir de 1977, todos da Globo.

Corrêa e Castro esteve, por exemplo, na primeira versão de A Viagem, em 1975 (foto acima) – e também esteve na segunda versão, exibida em 1994. Além disso fez Dancin’ Days, as primeiras edições de O Profeta e Cabocla, A Gata Comeu, Cambalacho, Anjo Mau, Vale Tudo, Tieta, Rainha da Sucata, História de Amor, A Padroeira e A Casa das Sete Mulheres.

Atualmente pode ser visto ainda nas reprises de O Rei do Gado, na Globo, e de Força de um Desejo e Bambolê, novelas que estão no ar no canal Viva.

Cláudio Corrêa e Castro em Anjo Mau (1997) e Força de Um Desejo (1999)
Cláudio Corrêa e Castro em Anjo Mau 1997 e Força de Um Desejo 1999

Cirurgia matou Fernanda Lobo, atriz de Chocolate com Pimenta

Em uma matéria recente, relembramos a triste perda da atriz Fernanda Lobo, que viveu a Mulher Barbada do Gran Circo Brasilis, que transitava pela cidade fictícia da novela de época.

Infelizmente, a atriz que interpretou a Mulher Barbada na novela, Fernanda Lobo, já não está mais entre nós.

A artista tinha 51 anos de idade quando não resistiu às complicações de uma cirurgia de redução de estômago. Isso foi em 2011.

Fernanda Lobo, de Chocolate com Pimenta, e com a atriz Ingra Lyberato
Fernanda Lobo de Chocolate com Pimenta e ela com a atriz Ingra Lyberato

Natural de Cataguases, cidade de Minas Gerais, Fernanda começou a atuar na TV na novela Felicidade, em 1991. Após isso a atriz esteve em grandes clássicos, como Mulheres de Areia (1993) e no remake de Irmãos Coragem (1995).

Também atuou em Uga Uga (2000), Porto dos Milagres (2001), Cobras & Lagartos (2006), Pé na Jaca (2006). Seu último trabalho na TV foi no seriado S.O.S. Emergência, da Globo, em 2010.

Atriz Fernanda Lobo
Atriz Fernanda Lobo

Lembrando que três atores de Chocolate com Pimenta morreram no ano de 2022. Foram eles: Isaac Bardavid; José Carlos Sanches e Mário César Camargo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade