relembre

Tonho da Lua da primeira versão de Mulheres de Areia, ator não era brasileiro e morreu em 2006

Ator interpretou personagem icônico revivido por Marcos Frota

Publicado em 29/06/2023

A faixa especial de novelas da Globo agora exibe a segunda versão de Mulheres de Areia, de 1993. E há quem não saiba que se trata de um remake, formatado pelo mesma autora, Ivani Ribeiro, juntamente com outra novela dela: O Espantalho, de 1977.

Um dos personagens icônicos de ambas as edições é Tonho da Lua, rapaz de bom coração, escultor de areia e que vive uma paixão platônica por Ruth (Glória Pires). Na novela que entrou no ar agora no lugar de Chocolate com Pimenta, quem o interpreta é Marcos Frota.

Tonho da Lua (Marcos Frota) e Ruth (Glória Pires) em Mulheres de Areia
Tonho da Lua Marcos Frota e Ruth Glória Pires em Mulheres de Areia

Já na versão original, de 1973, foi Gianfrancesco Guarnieri quem deu vida a Tonho da Lua. Ele fazia parceria com Eva Wilma, que interpretou as gêmeas Ruth e Raquel, além de Carlos Zara, que era marido de Eva e encarnou Alexandre.

Quando Gianfrancesco interpretou Tonho da Lua, ele já era ator e dramaturgo consagrado. Foi em 1958 que ele estreou como autor da célebre peça Eles Não Usam Black-Tie e em 1967 que fez sua primeira novela, O Tempo e o Vento, na extinta TV Excelsior.

Gianfrancesco Guarnieri como Tonho da Lua; ao lado, o ator com Eva Wilma, que fez Ruth e Raquel em Mulheres de Areia de 1973
Gianfrancesco Guarnieri como Tonho da Lua ao lado o ator com Eva Wilma que fez Ruth e Raquel em Mulheres de Areia de 1973

Carreira de Gianfrancesco Guarnieri, o Tonho da Lua de 1973

O nome diferente entrega sua nacionalidade: Gianfrancesco Guarnieri nasceu em Milão, na Itália, em 1934, e era filho de músicos que lutaram contra o fascismo. Sua família veio para o Brasil quando tinha apenas dois anos de idade.

Em São Paulo, ainda adolescente começou a fazer teatro e não parou mais de atuar. Além de viver o Tonho da Lua na primeira versão de Mulheres de Areia, esteve no elenco de A Muralha (1968), também de Ivani Ribeiro, Éramos Seis (1977), Jogo da Vida (1981), Cambalacho (1986), Rainha da Sucata (1990) e A Próxima Vítima (1995), todas de Sílvio de Abreu, Sol de Verão (1982-83), de Manoel Carlos, Vereda Tropical (1984-85), de Carlos Lombardi, Mandala (1987-88), de Dias Gomes e Que Rei Sou Eu? (1989), de Cassiano Gabus Mendes, entre outras produções.

Entre tantos trabalhos, Gianfrancesco Guarnieri conseguiu também conquistar o público jovem ao interpretar Orlando Silva, o avô divertido de Lucas Silva e Silva da série Mundo da Lua (1991-92), que marcou época na TV Cultura.

Antonio Fagundes com o elenco de Mundo da Lua
Gianfrancesco Guarnieri com o elenco de Mundo da Lua

Nos últimos dez anos de sua carreira, esteve em novelas como Serras Azuis e Meu Pé de Laranja Lima, na Band; Vidas Cruzadas e Metamorphoses, na Record TV, além de Terra Nostra, Esperança e Belíssima, na Globo.

Foi enquanto gravava Belíssima, inclusive, que Gianfrancesco Guarnieri passou mal e precisou ser internado às pressas, vindo a falecer vinte dias depois por insuficiência renal crônica.

Gianfrancesco Guarnieri no final da vida
Gianfrancesco Guarnieri no final da vida

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade