por onde anda?

Senador Caxias de O Rei do Gado: Veja o ator Carlos Vereza 27 anos depois

Veterano da teledramaturgia é ativo nas redes sociais aos 84 anos de idade

Publicado em 02/05/2023

Em O Rei do Gado, atualmente exibida nas tardes da Globo, Carlos Vereza interpreta o simbólico Senador Roberto Caxias, que representa a figura de um político honesto – uma espécie em extinção no Brasil.

O veterano da dramaturgia começou a atuar nos palcos no fim da década de 50 e dez anos depois estreou tanto no cinema quanto na TV, mais especificamente na Rede Tupi fazendo figuração em comerciais.

Carlos Vereza como Miro em Selva de Pedra (Reprodução)
Carlos Vereza como Miro em Selva de Pedra

Em sua trajetória na Globo, Vereza esteve em trabalhos memoráveis como Selva de Pedra (1972), Direito de Amar (1987), Pacto de Sangue (1989), Pátria Minha (1994), além do ricaço Joaquim, da recém-reprisada O Cravo e a Rosa (2000).

Intérprete do senador Caxias sofreu acidente

O que muita gente não sabe sobre o intérprete do senador Caxias em O Rei do Gado é que ele sofreu um acidente nos bastidores da Globo, em 1990. Entenda a seguir o que Carlos Vereza passou.

Carlos Vereza como senador Caxias em O Rei do Gado
Carlos Vereza como senador Caxias em O Rei do Gado

A partir do episódio trágico, Carlos Vereza passou por maus bocados e encontrou o conforto no espiritismo.

Eu não tinha nenhuma religião. Sempre acreditei em Deus, mas esse mundo era distante. Você chega ao espiritismo pelo amor, pela dor ou razão. Eu sofri um acidente de trabalho na Globo, um tiro, um efeito especial mal feito. Colocam pólvora no local e acionam por um controle remoto. Era um seriado medíocre chamado ‘Delegacia de Mulheres‘”, contou Vereza ao jornal Folha de S.Paulo.

O acidente, segundo o veterano atingiu seu ouvido interno, deixando-o longe da carreira. “Fiquei com labirintite e tive que parar de trabalhar, o que me levou à depressão. Os médicos diziam que não tinha como resolver. Fui internado em várias clínicas. Procurei o centro Frei Luiz, indicado por uma tia católica que me disse que um primo havia sido curado lá de leucemia. Em sete meses, eles me curaram”, revelou.

Carlos Vereza é o senador Caxias em O Rei do Gado
Carlos Vereza é o senador Caxias em O Rei do Gado

Além de adepto da religião, Carlos Vereza se tornou médium e atua como voluntário no centro espírita que frequenta.

Sua proximidade com o espiritismo o levou a compor o elenco de novelas que abordavam o tema, como Escrito nas Estrelas (2010), que será reprisada na faixa especial após a saída de Chocolate com Pimenta, e Amor Eterno Amor (2012), ambas escritas por Elizabeth Jhin.

Nos cinemas, Vereza interpretou o personagem-título em Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito, que narrou a vida do médico e um dos expoentes do espiritismo no Brasil.

Carlos Vereza e Sandra Bréa em Pacto de Sangue (Reprodução)
Carlos Vereza e Sandra Bréa em Pacto de Sangue Reprodução

Por onde anda Carlos Vereza?

Hoje o ator Carlos Vereza tem 84 anos de idade e se engana quem pensa que ele parou de trabalhar.

Além de exercer o cargo no sindicato, conforme dito anteriormente, o veterano mantém desde 2019 um podcast em seu canal de Youtube. Em seu Instagram pessoal ele anuncia as próximas entrevistas do programa, chamado Nas Veredas com Vereza.

Fora isso, Vereza publica sobre trabalhos no audiovisual nos quais está presente, além de vídeos com reflexões tanto no Instagram quanto no Tik Tok. Ou seja, o artista ocupa diversos espaços no digital, podendo ser encontrado pelo grande público ainda que esteja fora das novelas.

Veja como Carlos Vereza está hoje 27 anos depois de O Rei do Gado:

Carlos Vereza em registros recentes, de 2023
Carlos Vereza em registros recentes de 2023

Polêmica recente

A escalação de Jade Picon para a novela Travessia, da Globo, deu muito que falar desde quando ainda era somente uma especulação. Quem deu sua opinião contra a influencer no projeto de Gloria Perez foi o ator Carlos Vereza, quando foi entrevistado pelo TV Fama, da RedeTV!.

Ao programa, o veterano não escondeu seu descontentamento com a presença de Jade no próximo folhetim das nove.

Vale dizer que o ator exerce o cargo de secretário no Sindicato dos Atores do Rio de Janeiro e quer rechaçar qualquer possibilidade da ex-BBB compor o elenco da novela, que entrará no lugar de Pantanal na faixa das 21h.

O ator Carlos Vereza em foto mais recente (Reprodução)
O ator Carlos Vereza em foto mais recente Reprodução

Indignado, Carlos Vereza foi enfático em sua opinião. “O cara faz BBB e acha que isso é currículo. Caramba, eu fiz Shakespeare, Sófocles.. Sabe? Aí o cara faz BBB? Com todo respeito, não tenho nada contra o BBB, mas BBB não é currículo”, sentenciou ele.

Logo após, ele recrimina o fato de influenciadores de modo geral terem portas abertas para a dramaturgia pelo fato de terem milhões de fãs nas redes sociais. “[Ter] Seguidores não é currículo. Você tem que estudar. [O ator] Vai fazer um curso, tirar o diploma, tirar o DRT. Agora o sindicato está muito firme, quem não tem DRT, não trabalha”, pontuou Vereza.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade