Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
GRANDE ATRIZ

Ruth de Souza, a Dona Mocinha de O Clone, faleceu 17 anos após a novela

Dama da dramaturgia morreu aos 98 anos de idade, no Rio de Janeiro

Publicado em 18/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Ruth de Souza, de O Clone, não está mais entre nós há três anos. Na trama, ela interpretou Dona Mocinha, a mãe de Deusa (Adriana Lessa) e avó de Léo (Murilo Benício).

A atriz, que quebrou barreiras ao se inserir na teledramaturgia no começo da década de 1950, tinha mais de 80 anos de idade quando viveu a personagem de O Clone.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em sua trajetória na novela de Gloria Perez, vale dizer, Ruth de Souza precisou se ausentar das cenas por ter sofrido uma forte crise hipertensa. Ela foi internada e não pode participar das gravações por alguns capítulos.

Para ‘cobrir’ a ausência de Ruth, a autora escalou outra grande atriz, Léa Garcia, que entrou como Lola, irmã de Mocinha e tia de Deusa. Léa foi chamada, pois necessário que uma personagem da mesma idade que soubesse de toda a história do rapaz clonado por Albieri (Juca de Oliveira).

Após se recuperar do problema de saúde, Ruth de Souza retornou aos estúdios e Léa Garcia continuou em seu papel até o fim da trama.

Dona Mocinha (Ruth de Souza) em O Clone (Reprodução/Globo)

Outros trabalhos e morte de Ruth de Souza

A estreia de Ruth de Souza em uma telenovela foi em 1965, em A Deusa Vencida, na extinta TV Excelsior. Antes disso, entre 1951 e 1955, ela atuou no programa Grande Teatro Tupi.

Ela seguiu na carreira, interpretando papéis em novelas de diversas emissoras. Na Globo, esteve em Corpo a Corpo, na primeira versão de Sinhá Moça, Cambalacho, Mandala, Fera Radical, Rainha da Sucata e De Corpo e Alma até ser escalada para O Clone, em 2001.

Depois de dar vida a Dona Mocinha, Ruth de Souza permaneceu na ativa profissionalmente, mesmo com a idade avançada e alguns problemas de saúde.

Na mesma emissora, ela compôs o elenco da segunda versão de Sinhá Moça, Duas Caras, e das minisséries Amazônia, de Galvez a Chico Mendes e Se Eu Fechar os Olhos Agora, em 2018, seu último trabalho da carreira.

Ruth de Souza no lançamento da minissérie Se eu fechar os olhos agora

A atriz Ruth de Souza faleceu em julho de 2019, há três anos, aos 98 anos de idade. Ela esteve internada no centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar uma forte pneumonia, mas não resistiu.

Não deixe de conferir também: Emoção: Saiba tudo sobre a decisão de Léo diante de Deusa em O Clone

Leia outros textos desta colunista.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....