Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
TRAMA DAS 21H

Passado sombrio e castração: Quem é Tenório e o que ele esconde em Pantanal?

Fazendeiro vai se tornar o grande rival de José Leôncio na novela da Globo

Publicado em 25/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Quem é Tenório em Pantanal? Interpretado por Murilo Benício, ele é o grande vilão da trama e tem um passado misterioso que logo virá completamente à tona.

Após todos saberem do que ele foi capaz de fazer, Tenório vai enfrentar de frente José Leôncio, vivido por Marcos Palmeira.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

“Tenório dentro de tudo que ele tá errado, pra ele existe a versão dele, o sentimento e a verdade dele. Defendo ele criticando ele ao mesmo tempo. Espero que as pessoas olhem e se reconheçam entendendo… esse lado negativo“, ressaltou Murilo Benício sobre seu personagem na coletiva de Pantanal.

Tenório (Murilo Benício) e José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal

O ator se refere à má índole e ao caráter retrógrado que marcam a pessoa de Tenório. Do mesmo modo que ele não tem escrúpulos em relação aos negócios e às posses, não tem muito trato com quem é diferente.

Algo marcante em sua trajetória é a descoberta do público sobre sua relação do passado com Maria Marruá (Juliana Paes) e sua família quando viviam em Sarandi, no Paraná. Entenda ainda nesta matéria.

Tenório (Murilo Benício) e Maria Marruá (Juliana Paes) em Pantanal

Tenório ‘existe’ por aí

Na história, ele dá exemplo de ‘como ser’ machista, homofóbico, sexista e intolerante de diversas outras maneiras. Para Benício, Tenório não é alguém do passado, mas sim alguém que pode ser visto nas ruas atualmente.

“O Tenório é o que a gente é, mas com tintas muito fortes. Minha esperança é que a gente mostre esse tipo de homem que ainda existe ai. É um cara com valores completamente deturpados, seu caráter praticamente muda conforme a situação, conforme precisa… muito bronco, não teve oportunidade, não teve um pai e uma mãe pra abrir os caminhos pra ele”, afirma Murilo.

O ator ainda contextualiza a vida de Tenório em Pantanal. Lembrando que ele chega à região onde vive José Leôncio vindo do Paraná, justamente as terras onde viviam Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz).

Tenório (Murilo Benício) e Guta (Julia Dalavia) em Pantanal

“Se eu fosse defender o Tenório… diria que ele é um sobrevivente. Filho de boia fria, viu os pais morrerem num acidente de carro… ele estava na caçamba de um caminhão indo trabalhar no canavial. Uma realidade muito dura, tinha 13 anos de idade quando os pais morreram”, conta Benício.

Após uma infância difícil, Tenório adotou uma personalidade intragável. “Se tornou também uma pessoa muito bruta, com valores muito questionáveis. Um cara que antes de mais nada pensa em sobreviver. E as atitudes, antes de alcançar esse objetivo são irreais, pra gente que assiste de fora… é interessante… por que existe bastante [homem assim]“, finaliza o ator.

Passado sombrio, 2ª família e castração

Machista, conservador nas tradições e nos costumes, ele chega à região vindo do Paraná, curiosamente da mesma área onde morava Maria Marruá (Juliana Paes).

Aliás, isso já é um indício que de Tenório tem um passado que envolve a mulher-onça. E agora, até mesmo Juma (Alanis Guillen) já sabe que foi ele o responsável por todo o passado triste que sua família teve.

Tenório (Murilo Benício) em Pantanal

Foi ele o homem que vendeu as terras paranaenses para a pobre família. No entanto, os documentos da venda não indicavam que eles eram agora os proprietários, sendo assim, aconteceu toda a tragédia em sequência: reintegração; morte de Chico (Túlio Starling); vingança de Gil, matando o real dono das terras, pai de Muda (Bella Campos), etc.

Fora tudo isso, Zuleica (Aline Borges), a segunda esposa do vilão, e seus três filhos: Marcelo (Lucas Leto), Roberto (Caue Campos) e Renato (Gabriel Santana), passarão a viver também no pantanal mais adiante na trama.

Ele continuará casado com Maria Bruaca e ficará possesso ao descobrir que ela está envolvida com Alcides (Juliano Cazarré). Como vingança, ele decidirá decepar o órgão sexual do capanga.

Tenório (Murilo Benício) e Zuleica (Aline Borges) com seus três filhos Marcelo (Lucas Leto), Roberto (Caue Campos) e Renato (Gabriel Santana) em Pantanal

Confira também: Dois casamentos inusitados acontecem no final de Pantanal

Leia outros textos desta colunista.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....