veto

Globo vai cortar! Cenas de O Rei do Gado que você não verá na reprise

Justiça reclassificou a novela atualmente exibida no Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 06/04/2023

Por conta de uma determinação do DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), a reprise de O Rei do Gado no Vale a Pena Ver de Novo precisou ser reclassificada como inadequada para menores de 14 anos.

Dito isso, tudo indica que algumas cenas importantes deverão ser cortadas por serem consideradas impróprias.

Cenas cortadas de O Rei do Gado

Confira abaixo três cenas de O Rei do Gado que estão com fortes rumores de corte nos bastidores da emissora carioca.

A morte do Senador Caxias

Nos capítulos finais de O Rei do Gado o Senador Caxias (Carlos Vereza) será morto a tiros a mando de fazendeiros contrários ao movimento dos Sem-Terra. O personagem já sabia que isso poderia lhe acontecer, uma vez que levantava uma bandeira perigosa. À época, quem era favorável ao MST automaticamente comprava briga com os latifundiários.

Antes de morrer, em seu último ato de vida, o pai de Liliana (Mariana Lima) entrega uma pasta com documentos importantes sobre a reforma agrária ao Regino (Jackson Antunes) e o deixa incumbido de continuar o processo. As cenas da morte de Caxias são bem emocionantes e pesadas, por isso devem ficar de fora.

Cenas da morte do senador Caxias (Carlos Vereza) em O Rei do Gado
Cenas da morte do senador Caxias (Carlos Vereza) em O Rei do Gado

Assassinato dos sem-terra

Ainda envolvendo o núcleo do movimento sem-terra, O Rei do Gado precisará ser cortada nas cenas da chacina, que à época de sua primeira exibição teve muita repercussão. Por toda a violência envolvida, certamente não serão exibidas desta vez.

No ataque, são vítimas de uma emboscada feita por jagunços, Regino, Dominguinhos (Antônio Pompeo), Lupércio (Adhenor de Souza) e Formiga (Cosme dos Santos). Eles são mortos a tiros, e as sequências mostram Regino todo ensanguentado indignado por, afinal, ter morrido sem seu pedaço de terra.

Regino (Jackson Antunes) em O Rei do Gado
Regino (Jackson Antunes) em O Rei do Gado

Judite assediada

Outras sequências que certamente serão vetadas da reprise são as que mostram o assédio feito por Geremias (Raul Cortez) a Judite (Walderez de Barros).

O fazendeiro italiano se apaixona pela empregada doméstica e ela retribui o sentimento. No entanto, o atual dono da fazenda Berdinazzi acaba passando do ponto diversas vezes. Sem noção e machista, ele parte para cima de Judite em muitos momentos, tornando intragável aos olhos atuais essa relação.

Vale lembrar que no final de O Rei do Gado Judite e Geremias ficam juntos, mas a maneira que o fazendeiro usa par chegar até a conquista é bastante desagradável, por isso as cenas ficarão de fora da trama reprisada.

Geremias (Raul Cortez) e Judite (Walderez de Barros) em O Rei do Gado
Geremias (Raul Cortez) e Judite (Walderez de Barros) em O Rei do Gado