Novela das 9

E o Tião? Apaixonadas, Joana e Zinha choram juntas e criam 2 crianças em final inédito de Renascer

As duas personagens terão desfecho feliz

Publicado em 06/06/2024

E o Tião? Apaixonadas, Joana e Zinha choram juntas e criam 2 crianças em final inédito de Renascer.

A aproximação entre Zinha (Samantha Jones) e Joana (Alice Carvalho) pegou o público de Renascer de surpresa. Afinal, as duas ainda não se conheciam e a química aconteceu rapidamente, assim que se viram pela primeira vez.

Além disso, quem assistiu à primeira versão de Renascer sabe que Zinha na verdade era um homem, Zinho, e sua história não tinha esse rumo. O rapaz se apaixonava por Lurdinha, uma personagem que entrou na reta final para substituir a professora Lu.

Zinha (Samantha Jones) em Renascer
Zinha (Samantha Jones) em Renascer

Desta vez, porém, o autor do remake Bruno Luperi escolheu levar Zinha a uma paixão lésbica, fortalecendo a representatividade do público LGBTQIAP+ na novela. Para isso ele poderia ter incluído outra personagem, como a própria Lurdinha de 1993. Mas o neto de Benedito Ruy Barbosa preferiu por Joana no caminho da filha de Jupará (Evaldo Macarrão).

Lembrando que Joana, na trama original, terminava ao lado do padre Lívio, que desta vez é um pastor, após a trágica e inesperada morte de Tião Galinha (Irandhir Santos).

Tião (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) de Renascer
Tião (Irandhir Santos) e Joana (Alice Carvalho) de Renascer

O fim de Joana precisou ser modificado por algumas razões. Uma delas seria a falta de engajamento em um possível relacionamento dela com Lívio. Na versão de 1993, o religioso era um padre e a história ficava mais interessante por ele precisar largar a batina para ficar com a moça. Agora, por ser pastor, a trama ficaria sem muita força.

Assim, Joana deve ficar com Zinha após o final de Tião Galinha, que certamente permanecerá o mesmo da versão original. Preso injustamente, o pobre homem morre sem conseguir enriquecer e ter seu pedaço de terra como sempre sonhou. Em 1993, vale dizer, Tião tirou sua vida. Mas segundo o jornal O Globo, o desfecho, apesar de triste, deve ser mais leve.

Tião Galinha (Irandhir Santos), Joana (Alice Carvalho) e filhos em Renascer (1)
Tião Galinha (Irandhir Santos), Joana (Alice Carvalho) e filhos em Renascer