curiosidade

Doença do cabeleireiro da novela Terra e Paixão é a mesma de Renato Góes e Luiza Brunet

Ator Igor Angelkorte tem 35 anos de idade e estreou na Globo em 2011

Publicado em 12/10/2023

Igor Angelkorte interpreta o cabeleireiro Cacá em Terra e Paixão, atual novela das nove. Na trama, ele sofre preconceito por se vestir de forma moderna. Já fora das telinhas, o ator já enfrentou uma luta pessoal para a sua própria aceitação.

Angelkort tem vitiligo, doença que se caracteriza pela perda de melanócitos, responsáveis por darem a coloração à pele, ocasionando em manchas conforme há a perda da cor. Na trama de Walcyr Carrasco o personagem também sofre com a condição, por isso, é possível ver algumas das manchinhas.

Kelvin como Iggy Pep e Cacá (Igor Angelkorte) em Terra e Paixão
Kelvin como Iggy Pep e Cacá (Igor Angelkorte) em Terra e Paixão

“Eu fico aliviado quando não preciso me maquiar e deixar como o vitiligo está. E ele está sempre mudando, sumindo, aparecendo”, reflete o ator em entrevista a Heloísa Tolipan. De acordo com Igor, a doença começou a se manifestar após a separação dos pais.

“O meu maior sonho na adolescência era o de ter um superpoder, apertar um botão e que ao apertá-lo eu pudesse me “curar” disso como num passe de mágica. Hoje em dia, a contrário, quando eu penso em tratamento, penso em manter as minhas manchas. Me identifico com elas, isso traz um borogodó, uma personalidade à minha imagem. Fico feliz em ver que não deixo de trabalhar por conta disso. Eu temia não ter como trabalhar, tanto que, no princípio eu mesmo me maquiava para disfarçar o vitiligo. É uma vitória ver que o vitiligo não me impediu de trabalhar”, declara.

Assim como Igor Angelkorte, outros artistas brasileiros têm vitiligo, como o ator Renato Góes, que assumiu a doença durante participação no programa Que História é Essa, Porchat?, a ex-modelo Luiza Brunet, o cantor Gian, da dupla Gian e Giovani, além do rapper Rappin’ Hood.

Igor Angelkort sofre o vitiligo
Igor Angelkorte em postagem sobre o vitiligo (Reprodução / Instagram)

Igor Angelkorte estreou na TV em 2011 na série Araguaia, da Globo. Depois, esteve em Além do Horizonte, Dupla Identidade, Babilônia, Justiça, Nada Será Como Antes e O Outro Lado do Paraíso.