Versão antiga

Compare: como foi o final da Buba da novela Renascer de 1993?

Personagem não era uma mulher trans

Publicado em 15/05/2024

Na versão original de Renascer, exibida em 1993, Buba foi vivida por Maria Luísa Mendonça. Já no remake de 2024, quem dá vida à personagem é Gabriela Medeiros, atriz trans novata na TV.

Forte e necessária, a personagem Buba causa polêmica por trazer à tona uma condição sexual rara e pouco difundida na mídia. Ela é hermafrodita na versão original de 31 anos atrás. Agora, no remake, Buba é trans e não aborda essa questão genética.

José Augusto (Marco Ricca) e Buba (Maria Luisa Mendonça) em Renascer de 1993
José Augusto (Marco Ricca) e Buba (Maria Luisa Mendonça) em Renascer de 1993

Em Renascer de 1993, Buba começa a namorar José Venâncio sem revelar que é hermafrodita. Quando descobre, o filho de José Inocêncio não aceita e decide reatar com sua ex, Eliana. Contudo, ele já está apaixonado e não consegue ficar longe da moça.

Buba corresponde ao sentimento de José Venâncio e se dispõe a realizar o maior sonho dele – ter um filho – algo que Eliana não quer. Por ser hermafrodita, porém, a personagem precisa adotar uma criança. Para isso, negocia uma barriga de aluguel com uma menina em situação de rua, que na versão original foi vivida por Paloma Duarte. Agora Teca é interpretada por Lívia Silva.

Lívia Silva interpreta Teca, papel que foi de Paloma Duarte
Lívia Silva interpreta Teca, papel que foi de Paloma Duarte

Vale dizer que na primeira versão de Renascer José Venâncio também morre numa tocaia planejada para matar seu pai. Sem o amado, Buba acaba se envolvendo com o irmão dele, José Augusto, assim como está ocorrendo no remake.

No fim das contas, Augusto e Buba se casam apaixonados com a anuência e o apoio de José Inocêncio, que descobre a condição da nora, mas nem liga. Eles criam o filho de Teca.

Tudo isso também é mostrado no remake, com a diferença que Buba agora é uma mulher trans. Além disso, foram adicionados detalhes na história da personagem, como a visita dela aos pais, que moram em Minas Gerais. As cenas do encontro irão ao ar em breve.

José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer
José Augusto (Renan Monteiro) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer

Como era Buba em Renascer de 1993?

Hermafroditismo, ou o que hoje é denominada a condição Intersexo, que acomete Buba na Renascer de 1993, é uma condição sexual pouco conhecida que corresponde a um distúrbio fisiológico das gônadas sexuais. Hoje, como já dito, a nomenclatura foi substituída por “intersexo”.

Ao mesmo tempo, forma-se estrutura tecidual ovariana e testicular. Na maioria dos casos, o conhecido hermafroditismo possui um aspecto externo da genitália masculina, sendo que as pessoas somente revelam ser intersexo durante a puberdade.

Há três tipos de hermafroditismo: o hermafroditismo verdadeiro, o pseudo-hermafroditismo masculino e o pseudo-hermafroditismo feminino.

Buba (Maria Luisa Mendonça) em Renascer de 1993
Buba (Maria Luisa Mendonça) em Renascer de 1993

No caso do hermafroditismo verdadeiro – as crianças nascem com os dois órgãos sexuais bem formados, possuindo os órgãos sexuais internos e externos de ambos os sexos, incluindo ovário, útero, vagina, testículos e pênis.

Geneticamente, a maioria dos hermafroditas verdadeiros tem em cada célula dois cromossomos X – os homens normais têm um cromossomo X e um Y e as mulheres, dois X. Portanto, eles deveriam ser mulheres.

No segundo, o indivíduo é um homem (XY) do ponto de vista genético, mas o pênis não se desenvolve completamente. Trata-se de homens não completamente virilizados, por lacunas no desenvolvimento sexual embrionário.

Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros, as duas Buba de Renascer
Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros, as duas Buba de Renascer

No terceiro caso, ocorre o inverso. As mulheres apresentam dois cromossomos X e têm o aparelho reprodutor feminino completo, mas durante a fase intrauterina sofrem um processo de virilização dos genitais: o clitóris cresce excessivamente e se apresenta como uma estrutura semelhante ao pênis.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade