
Pantanal vai ficar ainda mais movimentada daqui para a frente. para José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
Veja também:
Logo mais o primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) descobrirá quem é seu pai de verdade – e vice e versa.

O caminhoneiro se tornará um peão e começará a trabalhar na fazenda do pai. Junto a isso, ele se envolverá em novas tramas polêmicas. Confira quais serão.
Caso com Juma
Quando passa a morar na fazenda de Zé Leôncio, José Lucas começa a conviver com seus irmãos Tadeu (José Loreto) e Jove (Jesuíta Barbosa).

Muda (Bella Campos) perceberá rapidamente que Zé Lucas mantém seus ‘quatro pneus arriados’ por Juma (Alanis Guillen).
Sabendo do interesse do primogênito de José Leôncio pela amiga, Muda avisa Filó (Dira Paes) que é por isso que Juma não aceita viver na fazenda e sim em sua tapera.
Chega um momento em que Zé Lucas não se aguenta, vai até a tapera e se declara para Juma. Sem noção, o irmão de Jove tenta beijar a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) à força.
Mais adiante, Jove vai para o Rio de Janeiro e Juma pensa que ele a abandonou. Sendo assim, ela dá espaço para José Lucas, que se instala em sua tapera e os dois passam a viver juntos por um tempo.

A gravidez falsa de Érika
O rapaz também vai se envolver com Érika (Marcela Fetter) mais para a frente na novela. Ela é uma jornalista que irá ao pantanal para fazer reportagens sobre o bioma.
Eles vão protagonizar cenas de sexo no rio e após isso a comunicadora irá embora do pantanal. Isso ocorre antes dele ficar em definitivo com Juma.
Contudo, mais adiante, Érika voltará à fazenda acompanhada de seu pai, o deputado Ibraim (Dan Stulbach). O político colocará Zé Lucas contra a parede, dizendo que sua filha está grávida dele.
O filho de José Leôncio vai propor se casar com a jornalista, algo que será aprovado por Ibraim.
Ele e Érika chegarão a preparar o casamento fora do pantanal, mas antes de subir ao altar Zé Lucas descobrirá que a gravidez é falsa.
Decepcionado, Lucas volta à fazenda e pede perdão a Jove por ter se envolvido com Juma.

Tiro e quase morte
Outra reviravolta na vida de Zé Lucas em Pantanal é o tiro que ele levará do jagunço contratado por Tenório (Murilo Benício).
Mais para a frente na novela o vilão ficará extremamente vingativo com José Leôncio. Desse modo, prometerá matar todos os filhos do rival.
Colocando seu plano em prática, o primeiro peão / filho de Zé Leôncio atingido será José Lucas. Ele será gravemente ferido e ficará um tempo desaparecido aos cuidados do Velho do Rio (Osmar Prado).

Confira também: Pantanal: Primogênito de José Leôncio viverá romance com três personagens
Leia outros textos desta colunista.