Amiga de Pilar, enfermeira Ana Néri morre na Guerra do Paraguai?

Personagem histórica apareceu em Nos Tempos do Imperador, da Globo

Publicado em 11/01/2022 21:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ainda sob o contexto da Guerra do Paraguai, Nos Tempos do Imperador mostrou no capítulo desta terça-feira (11) a enfermeira Ana Néri (Cirya Coentro). Para quem não sabe, esta é uma personagem que realmente existiu na História do Brasil.

Na trama das seis, Ana Néri acaba se tornando amiga de Pilar (Gabriela Medvedovski) ao se oferecer como voluntária na Guerra do Paraguai.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A enfermeira, que é velha conhecida de Dom Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Leticia Sabatella), procura a família real para se por à disposição e também para expor um drama: seus três filhos estão na linha de combate na Guerra.

Diante da invasão que sofremos, a guerra era inevitável, e cabe a cada um de nós dar a sua contribuição para o Brasil nesse momento. Por isso, estou aqui, majestade, para me oferecer como voluntária“, declarou Ana Néri à Imperatriz, que acatou a sugestão prontamente.

No mesmo momento, a mãe de Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao), apresenta a enfermeira para Pilar, que no folhetim é considerada a primeira médica do Brasil. As duas então partem para o ambiente hostil. Vale dizer que, na História real, Ana Néri também foi pioneira em sua profissão.

Ana Néri vai morrer nos combates?

Ana Néri viveu entre 1814 e 1880). Como exposto acima, ela foi uma primeiras mulheres a se formar em enfermagem no País. Além disso, do mesmo modo que a novela mostra, a profissional realmente trabalhou como voluntária na Guerra do Paraguai (1864-1870).

Se o roteiro escrito por Alessandro Marson e Thereza Falcão seguir os fatos reais, Ana Neri vai sobreviver aos combates liderados por Solano López. A enfermeira, na verdade, morre exatamente dez anos após o confronto acabar, em 20 de maio de 1880, aos 65 anos.

Apesar disso, Ana Néri passa pelo infortúnio de peder um filho na Guerra do Paraguai. Ainda não se sabe se a novela mostrará esse acontecimento.

Após sua atuação brilhante nos atendimentos aos soldados e feridos, a enfermeira brasileira recebeu inúmeras homenagens e honrarias, como a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe, concedidas pelo governo de Dom Pedro II.

O que a Globo deve esconder sobre Dom Pedro II em Nos Tempos do Imperador

Leia outros textos da colunista AQUI.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio