Mudança

Além de Mara e Menah, personagens lésbicas têm romance jogado no lixo em Terra e Paixão

Walcyr Carrasco não deve dar destaque às tramas

Publicado em 26/11/2023

Além de Mara e Menah, personagens lésbicas têm romance jogado no lixo em Terra e Paixão.

Na última semana a atriz Renata Gaspar usou o X (antigo Twitter) para desabafar que a trama de Mara, sua personagem em Terra e Paixão, com Menah, interpretada por Camilla Damião, não existirá mais.

A notícia chocou os internautas e telespectadores da novela das nove, uma vez que seria uma chance de ouro para dar voz à representatividade LGBTQIAP+ e espaço para esse debate essencial. Afinal, um folhetim do horário nobre é o que tem de mais popular no Brasil, entrando na casa de milhares de pessoas.

A atriz, que é lésbica na vida real e estava animada por poder representar um casal ao lado Camilla Damião, fez a postagem visivelmente chateada com o suposto cancelamento da trama.

Mara (Renata Gaspar) e Menah (Camilla Damião) em Terra e Paixão
Mara Renata Gaspar e Menah Camilla Damião em Terra e Paixão

Outras personagens lésbicas afetadas

Com a notícia, outras personagens lésbicas de Terra e Paixão podem ter suas histórias modificadas também. Uma delas é Angelina, vivida por Inez Viana na novela de Walcyr Carrasco, que recentemente se declarou apaixonada por Agatha (Eliane Giardini).

Segundo a atriz, a paixão de Angelina ainda é reprimida, mas ainda assim é importante existir, pois a teledramaturgia precisa ter a representatividade de relacionamentos não só entre duas mulheres, mas também entre mulheres mais velhas. Inez Viana, vale dizer, foi casada por 13 anos com a atriz Débora Lamm.

Angelina (Inez Viana) e Agatha (Eliane Giardini)
Angelina Inez Viana e Agatha Eliane Giardini em Terra e Paixão

Acho fundamental que se naturalize uma relação entre duas pessoas do mesmo sexo ou entre pessoas trans, que podem ser, inclusive, heterossexuais. Já passou da hora de isso ser uma questão! E tem também a beleza do amor da mulher mais velha. Precisa haver esse espaço na sociedade, sem preconceitos“, afirmou a artista em entrevista ao Notícias da TV.

Apesar da torcida de Inez Viana, pode ser que essa parte da vida de Angelina fique esquecida no churrasco, assim como deverá ocorrer com Mara e Menah. Uma opção seria achar uma outra namorada que não seja Agatha para a governanta, mas essa hipótese é bem remota.

Angelina (Inez Viana) em Terra e Paixão
Angelina Inez Viana em Terra e Paixão

Outra personagem lésbica da trama é Nina, que o inclusive foi namorada de Mara, papel de Renata Gaspar, no passado. Após a dona da transportadora terminar o casamento com Elias para ficar com Menah, Nina chegou a demonstrar ciúme e que ainda gosta de Mara. Já sem muita expressão na história, Nina não deverá ter um romance para chamar de seu.

Nina (Kizi Vaz) em Terra e Paixão
Nina Kizi Vaz em Terra e Paixão

Em Terra e Paixão, a única trama LGBTQIAP+ que ficará até o final é a de Kelvin (Diego Martins), ainda que haja muitas incoerências, uma vez que seu par, Ramiro (Amaury Lorenzo), além de não assumir que é homossexual, é um capataz responsável por muitos crimes, chegando a ser perturbadora essa imensa torcida do público por ele.

Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) em Terra e Paixão
Kelvin Diego Martins e Ramiro Amaury Lorenzo em Terra e PaixãoDivulgaçãoTV Globo

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade