Carreira

Afinal, quem é Daniel Munduruku? Jurecê de Terra e Paixão é premiadíssimo em outra profissão

Veterano interpreta o pajé na novela das nove

Publicado em 07/11/2023

Você já conhecia o trabalho de Daniel Munduruku, o pajé Jurecê de Terra e Paixão? O ator está se destacando no núcleo indígena da novela das 21h escrita por Walcyr Carrasco.

Na trama o personagem é remanescente da etnia guató, cheio de sabedoria, sendo considerado um verdadeiro xamã que reconhece a situação de seu povo e tem um olhar contemplativo para a natureza, assim como para as mudanças do mundo.

Jurecê (Daniel Munduruku) em Terra e Paixão
Pajé de Terra e Paixão, Jurecê (Daniel Munduruku), com Bárbara Reis e Cauã Reymond em Terra e Paixão

Jurecê chama a atenção por seu poder sensitivo e de cura, sempre abençoando personagens diversos da novela. É pai de Iraê (Suyane Moreira) e avô de Yandara (Rafaela Cocal).

O que muita gente não sabe é que, na vida real, Daniel Munduruku não só conhece bem a luta do povo indígena como parte para a ação.

Conheça a seguir as outras profissões do pajé Jurecê de Terra e Paixão.

Jurecê (Daniel Munduruku) em Terra e Paixão
Jurecê (Daniel Munduruku) em Terra e Paixão

Carreiras de Daniel Munduruku, o pajé Jurecê de Terra e Paixão

Daniel Munduruku está em seu primeiro papel em novelas da carreira. Fora da telinha ele é um escritor, filósofo, palestrante e professor respeitadíssimo, além de ativista das causas indígenas.

Militante político, é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) – o mesmo de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Usa todo o seu conhecimento e a sua experiência para atuar em prol dos direitos indígenas no Brasil. Ele já se candidatou a prefeito da cidade paulista de Lorena e também a deputado federal.

Daniel Munduruku é escritor, professor e ativista da causa indígena
Daniel Munduruku é escritor, professor e ativista da causa indígena

Como escritor, teve inúmeras de suas obras reconhecidas em prêmios importantes do Brasil e do exterior. Já conquistou o Prêmio Jabuti por duas vezes, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor livro infantil, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (CNPq), além do Prêmio UNESCO – Madanjeet Singh para a promoção da tolerância e da não-violência.

Fora isso, o intérprete do pajé de Terra e Paixão recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cultural por duas vezes. Em 2013 foi condecorado na categoria da Grã Cruz do Ministério da Cultura, maior honraria oficial que um civil pode receber na área cultural.

Daniel Munduruku, o Pajé de Terra e Paixão
Daniel Munduruku, o Pajé Jurecê de Terra e Paixão

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade