Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
aos 22

16 anos depois! Veja como está hoje a Clarinha de Páginas da Vida

Na novela, Joana Mocarzel representou a luta pela inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Publicado em 15/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Páginas da Vida está sendo reprisada atualmente no canal Viva, trazendo à tona uma história de sucesso escrita por Manoel Carlos, e exibida originalmente entre 2006 e 2007.

A novela, que fez bastante sucesso, trouxe o debate sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down como pano de fundo principal. Clarinha, vivida pela atriz Joana Mocarzel, à época com sete anos de idade, foi a representante dessa importante luta.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na trama, Clara é filha de Nanda (Fernanda Vasconcellos), que morre no parto e deixa ela e o irmão gêmeo Francisco (Gabriel Kauffman) para a avó, Marta (Lília Cabral), criar.

Só que a realidade foi bem diferente após o diagnostico de Síndrome de Down: a avó rejeita a menina, colocando-a para adoção, e aceita cuidar somente do menino.

A partir daí, Clarinha é adotada por Helena, papel de Regina Duarte, a obstetra responsável pelo parto de Nanda.

22 anos e ativa nas redes

Hoje Joana Mocarzel tem 22 anos de idade e segue mantendo contato com artistas que fizeram parte do elenco de Páginas da Vida.

Ativa nas redes sociais, em 2021, ela fez uma live especial com Regina Duarte e também recebeu uma mensagem em vídeo de José Mayer, ator que assumiu publicamente que se aposentou das novelas.

“Veja só, Joana, você, aquela menina linda, agora se transformou em uma moça tão linda, cheia de vida e de futuro pela frente. Muitas saudades daquelas nossas brincadeiras do set de gravações de Páginas da Vida“, dizia a mensagem de Mayer.

Sem oportunidades

Em dezembro passado, em entrevista ao jornal Extra, Joana garantiu que adoraria voltar à teledramaturgia e atribui sua ausência na TV pela falta de chances para pessoas com Síndrome de Down.

“Não surgiram mais convites, mas gostaria muito de fazer novela. Acho que ainda faltam oportunidades, sim. Na minha opinião, ainda há muito preconceito e desinformação sobre a Síndrome de Down”, contou a artista.

Após terminar a escola básica, a eterna Clarinha de Páginas da Vida entrou de cabeça nas aulas de dança e inglês. Agora, seu sonho é obter a formação de atriz no Ensino Superior.

“Iria começar o curso de Artes Cênicas em 2020, mas a pandemia suspendeu esse plano. Quero ser uma grande atriz e continuar na carreira de influenciadora digital no Instagram, especialmente para mostrar aos meus seguidores que uma pessoa com síndrome de down leva uma vida como qualquer outra”, revela Joana.

Ela explica que, por meio das redes sociais, procura combater o preconceito. “Tenho buscado usar meu Instagram para mostrar que levo uma vida normal. Acho importante para desconstruir a desinformação que muitos tem sobre a Síndrome de Down”, assume.

Em Páginas da Vida, Joana também contracenou constantemente com Marcos Caruso, Lília Cabral, Fernanda Vasconcellos, Thalita Carauta, Marcos Paulo, entre outros atores.

Joana Mocarzel de Páginas da Vida atualmente, com 22 anos (Reprodução Instagram)
Joana Mocarzel e Regina Duarte como Clarinha e Helena em Páginas da Vida; a atriz atualmente (Reprodução)
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....