Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Elenco

Jade Picon vai ser barrada em novela? A lei proíbe mesmo sua escalação?

A influenciadora é alvo de críticas de atores e atrizes, que julgam errada a contratação da ex-BBB

Publicado em 20/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Desde que deixou o BBB 22 e foi divulgada a participação de Jade Picon na próxima novela das nove, Travessia, da TV Globo, que as polêmicas não param de surgir. Mas afinal, a lei proíbe a influenciadora de ser escalada para um papel? A profissão de artista é regulamentada e o SATED / RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) foi criado para defender os direitos da classe e desde 1961, está diretamente ligado ao Ministério do Trabalho.

Para se obter o Registro Profissional de ator ou atriz, existem dois caminhos. A formação acadêmica, com graduação em artes cênicas ou o artista se profissionaliza apresentando trabalhos realizados. Mas como ter trabalhos antes de ter o registro de ator ou atriz? Aí está a questão que estão problematizando e na verdade toda produção pode solicitar para o Sindicato, uma autorização especial para uma personalidade sem o registro, atuar. Posteriormente, juntando esses trabalhos realizados, o artista que não tem graduação na área, pode dar entrada e solicitar o registro profissional apresentando esses documentos que comprovam o exercício da profissão. O processo então, é analisado pelo Sindicato.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Desde sempre diversas produções solicitam ao SATED / RJ, autorizações especiais para personalidades atuarem e para isso devem pagar dez por cento do valor da remuneração do contratado para o Sindicato, conforme consta na própria Convenção Coletiva de Trabalho do SATED /RJ. Por que então tanta polêmica para a participação de Jade Picon na novela, se é permitido por lei, desde que haja a solicitação? Já estão negando a possibilidade da ex-BBB estar no elenco da novela, sem saber se a emissora já fez o pedido ao SATED / RJ.

O atual Presidente do SATED / RJ, o ator Hugo Gross, tem se posicionado e afirma que em sua gestão vai fazer valer a lei: que a profissão de ator tem que ser exercida por profissionais registrados. Entretanto, também existe o caminho das solicitações de autorizações especiais.

O ator Hugo Gross e a influenciadora digital Jade Picon

Leia mais notas desse colunista.

E-mail para contato: colunacharlesdaves@gmail.com

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....