Débora Gomez

Quem é a atriz por trás da Emília na versão SBT do Sítio do Picapau Amarelo?

Nova intérprete da boneca de pano na TV atuou em várias novelas de sucesso

Publicado em 10/10/2021

Em comemoração ao centenário do livro A menina do narizinho arrebitado, a primeira obra infantil de Monteiro Lobato, a noite deste domingo (10) no SBT será marcada pela transmissão de uma nova releitura do clássico Sítio do Picapau Amarelo, que se originou do livro. E para tal, Débora Gomez foi quem encarou o desafio de dar vida a Emília, a famosa boneca de pano feita por Tia Nastácia.

Embora uma extensa carreira firmada no teatro, foi na televisão que a atriz se popularizou com trabalhos entre SBT e Record TV. Débora Gomez soma uma sequência de novelas de sucesso como Canavial de Paixões, produzida em 2003, onde interpretou Denise, personagem que marcou sua estreia na teledramaturgia.

E foi nesta novela também que Débora Gomez trabalhou ao lado de Patrícia Mayo, que faz a nova Dona Benta. As duas marcam o reencontro após mais de 18 anos de “Canavial”.

Entre outros títulos, Débora ainda esteve em Esmeralda (2004) e Os Ricos Também Choram (2005) antes de migrar para a Record TV e participar de Alta Estação (2006), novela juvenil assinada por Margareth Boury.

No ano seguinte a atriz voltou para o SBT para integrar o elenco de Maria Esperança. Posteriormente também fez parte do sucesso Bela, a Feia (2009) e da premiada e recém-reprisada Escrava Mãe (2016).

Débora Gomez (Reprodução: Instagram)

Em publicação no Instagram, Débora Gomez comemorou o novo trabalho. “Vai ao ar hoje uma homenagem aos 100 anos do primeiro livro infantil de Monteiro Lobato, no SBT. Tive a alegria enorme de participar desse delicado projeto, fazendo uma personagem dos sonhos: Emília! Obrigada, Jefferson Candido [diretor], vc conduziu tudo com muito cuidado e maestria”, legendou ela.

Mais do Sítio!

Para o projeto, Jefferson Candido se aprofundou durante três meses em estudo. Além de dirigir, ele também é responsável pelo texto e toda a parte criativa, incluindo a nova caracterização dos personagens.

Além de Débora Gomez e Patrícia Mayo, também formam o elenco nomes como Bibba Chuqui (Tia Nastácia), Hugo Carvalho (Visconde de Sabugosa), Felipe Lago (Pedrinho), Marianna Santos (Narizinho) e Adilson de Carvalho (Marques de Rabicó).

No passado

O Sítio do Picapau Amarelo foi um grande sucesso na TV Globo entre 1977 e 1986, com direção-geral de Geraldo Casé. Foi fruto de um convênio entre a emissora dos Marinho com a TV Educativa do Rio de Janeiro (hoje TV Brasil) e o então Ministério da Educação e Cultura.

Na propriedade que dá nome ao programa, a simpática Dona Benta (Zilka Salaberry), a cozinheira Tia Nastácia (Jacyra Sampaio) e os netos de Dona Benta, Narizinho (Rosana Garcia) e Pedrinho (Júlio César), junto do sabugo de milho convertido em Visconde de Sabugosa (André Valli) e da boneca de pano Emília (Reny de Oliveira), vivem grandes aventuras.

Seres lendários como bruxas, piratas, sereias, fadas e até figuras mitológicas surgem pelo caminho das duas crianças e seus fiéis escudeiros. Sem falar na temida Cuca (Dorinha Duval) e no arteiro Saci-Pererê (Romeu Evaristo).

Anteriormente, as TVs Tupi, Cultura e Bandeirantes produziram adaptações do Sítio do Picapau Amarelo. A primeira, ainda nos tempos da TV ao vivo, marcou época, com adaptação de Tatiana Belinky e direção de Júlio Gouveia. Lúcia Lambertini era Emília, David José o garoto Pedrinho e Edy Cerri, Narizinho. Na TV Globo, outra versão foi ao ar entre 2001 e 2007.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER