Novela e literatura

Onde encontrar e quanto custa o livro Grandes Esperanças, lido por Paulo e Iara em Se Nos Deixam

Obra de Charles Dickens escrita em 1960 ganhou adaptações para o cinema e TV

Publicado em 09/02/2022

Em Se Nos Deixam, atual cartaz inédito do SBT, o personagem Paulo (Álex Perea) é presentado por Iara (Isabel Burr) com o livro Grandes Esperanças. Preso por um crime que não cometeu, atrás das grades o rapaz encontra a paz e tira grandes aprendizados ao ler a obra de Charles Dickens escrita em 1960.

Nascido em Portsmouth, Inglaterra, Dickens é um dos autores mais importantes da literatura britânica e mundial. Escreveu suas obras durante o período vitoriano, entre 1812 e 1870. Uma curiosidade é que poucos autores se tornaram conhecidos em vida, mas Dickens foi um deles.

Paulo (Álex Perea) em Se Nos Deixam (Reprodução: Televisa)
Paulo (Álex Perea) em Se Nos Deixam (Reprodução: Televisa)

Fez sua fama em vida, que perdura até hoje, 150 anos após sua morte. Com seu estilo poético, Dickens é leitura obrigatória para os amantes da literatura. A obra em questão descreve a vida do personagem Pip (Philip Pirip) em três partes: sua infância penosa; a descoberta da vida adulta; e o desenrolar de suas grandes esperanças.

Para comprar o livro, é só clicar no link abaixo, o valor está em R$ 43,29

Adaptações para o cinema!

Grandes Esperanças já foi incansavelmente adaptada para a TV e cinema, sempre por diretores renomados como David Lean e Alfonso Cuarón. A versão de 2012, por Newell (Quatro Casamentos e Um Funeral e O Amor em Tempos de Cólera), é a mais recente.

Também é a que mais se aproxima da essência original da obra, pois não limita-se apenas à narrativa romântica. Aqui os personagens são desenvolvidos lentamente e a trama da vingança toma mais espaço do que nas outras versões. Por se tratar de uma produção inglesa de época, o destaque fica com a parte técnica, principalmente figurino, fotografia e cenografia, que são imbatíveis.

Apesar de contar com nomes de peso no elenco (Fiennes e Bonham Carter) o filme foi um desmerecido e tremendo fracasso nas bilheterias e poucos tiveram a oportunidade de assistir, mesmo em casa. Diferente das adaptações citadas acima, que modernizaram a trama, aqui toda a história clássica e já conhecida da grande maioria se desenrola em Londres no final do século XIX.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade