Fenômeno do passado!

Ídolos, o maior reality musical do Brasil completa 15 anos; veja por onde andam os vencedores

Atração ganhou 7 temporadas no Brasil entre SBT e Record TV

Publicado em 14/10/2021

Em 2005 o SBT adquiriu os direitos do Pop Idol, um formato originalmente britânico que faz sucesso até hoje em várias partes do mundo. Traduzido para Ídolos, a competição musical tinha como objetivo lançar um novo nome ao cenário da música pop e ganhou duas temporadas na emissora de Silvio Santos.

Ídolos foi o primeiro grande investimento em um produto do gênero desde o Popstars, atração que projetou os grupos Rouge e Bro’z ao estrelato. Posteriormente o programa migrou para a Record TV – a negociação aconteceu por debaixo dos panos.

A Fremantle, produtora detentora do formato, vendeu os direitos para a emissora do bispo Edir Macedo alegando que o SBT havia mexido no formato. Foi então que mais cinco temporadas aconteceram. E em comemoração aos 15 anos da estreia de Ídolos no Brasil, a coluna lista todos os campeões e como eles estão hoje em dia. Confira!

Leandro Lopes

Leandro Lopes venceu a primeira e mais bem sucedida temporada, que em suas últimas edições chegou a bater a Globo no ibope. Com apenas 22 anos à época, Leandro desbancou 12 mil candidatos e emplacou músicas em novelas.

Alguns anos depois aceitou o convite para ser o novo vocalista da Banda de axé Rapazolla, onde permaneceu por três anos antes de voltar para a carreira solo. Hoje em dia Leandro é casado e tem dois filhos, ele segue fazendo shows em casas noturnas e outros eventos.

Thaeme Mariôto

Thaeme Mariôto foi a vencedora da segunda e última edição do ídolos no SBT. A artista, fã da cantora Sandy, é o maior êxito dentre todos os campeões do Ídolos. Thaeme soube se moldar na indústria fonográfica e após um período no pop ela migrou para o sertanejo universitário. Casada com o empresário Fábio Elias, hoje Thaeme é mãe de duas meninas: Liz de 2 anos e Ivy de pouco mais de dois meses.

Rafael Barreto

O primeiro Ídolos da Record TV teve como vencedor o jovem baiano Rafael Barreto. À época do programa ele tinha apenas 23 anos e já cantava profissionalmente nas noites. Rafael assinou um contrato de exclusividade com a Record e Sony BMG, porém, teve sua carreira prejudicada devido ao rompimento de contrato entre a emissora e a gravadora.

Com pouca divulgação no mercado não foi possível alcançar um espaço maior que a projeção do Ídolos e audiência da Record poderia oferecer. Rafael Barreto seguiu em frente com sua carreira independente, voltou para Salvador, casou-se em 2017, hoje é pai de uma menina e vocalista da Banda Jammil.

Saulo Roston

Na segunda temporada de Ídolos na Record, o paulistano Saulo Roston foi o campeão. Ele exerce a profissão até hoje, além de atuar como produtor musical e ser também compositor. Saulo vive na capital, é casado e tem um álbum acústico lançado nas plataformas digitais.

A música de trabalho de Saulo ao vencer o programa Ídolos foi “Nova Paixão”, com videoclipe dirigido por Alexandre Frota e participação da atriz Karen Junqueira. Atualmente o cantor está na trilha sonora da série Vis a Vis, da Netflix, com a música “Sou Assim”, em parceria com Sarah Roston.

Israel Lucero

Natural de Florianópolis, Israel Lucero venceu o Ídolos quando tinha apenas 16 anos. Promessa do sertanejo, Israel gravou um disco e também o videoclipe da sua música de trabalho, “Sem Juízo”. Foi a primeira vez que o Ídolos abriu espaço para que adolescentes de até 16 anos pudessem se inscrever. E foi nessa mesma edição que surgiu o fenômeno Chay Suede.

Israel é morador de Itajaí, em Santa Catarina, ele continuou sua carreira como cantor sertanejo e compositor, e tem feito uma tour com seu shows em diversas cidades pela região, além de divulgar seus trabalhos no Youtube. Israel também já é casado e pai de Teodoro, de penas três meses.

Henrique Lemes

Henrique Lemes foi outro ganhador do Ídolos com idade de 16 anos. Nascido em Tucunduva no Rio Grande do Sul, atualmente ele mora em Guaramirim, Santa Catarina. Henrique hoje tem um filho, e continuou sua carreira como cantor sertanejo antes de migrar para o gospel. À época do reality ele venceu 50 mil concorrentes e depois assinou contrato com a Universal Music.

Everton Silva

Everton Silva foi um dos maiores talentos descobertos pelo Ídolos. O sambista fechou o ciclo do reality no Brasil. Em 2015 voltou a mídia após se casar com um apresentador de uma TV local no Rio Grande do Sul. Alguns anos depois Everton se separou e perdeu tudo o que tinha e acabou vindo a público anunciar o fim de sua carreira e pedir ajuda para conseguir emprego.

Foi quando uma fã do Rio de Janeiro resolveu ajudá-lo. Com o prêmio de R$ 500 mil que ele conseguiu com o Ídolos, Everton comprou uma casa para a mãe, outra para os irmãos, conseguiu comprar um carro — que já vendeu — ajudou alguns parentes e se sustentou. Hoje ele segue fazendo shows, principalmente em Porto Alegre, onde vive.

Jurados!

SBT: Arnaldo Saccomani, Carlos Eduardo Miranda, Cyz Zamorano e Thomas Roth

Record: Luiz Calainho, Marco Camargo e Paula Lima (2008,2009,2010)

Marco Camargo, Luiza Possi e Rick Bonadio (2011)

Marco Camargo, Fafá de Belém e Supla (2012)

Apresentadores

SBT: Lígia Mendes e Beto Marden

Record: Rodrigo Faro (2008 até 2011)

Marcos Mion (2012)

Duas versões do Ídolos Kids foram produzidas pela Record TV entre 2012 e 2013. Na apresentação, Cássio Reis, e no corpo de jurados João Gordo, Kelly Key e Afonso Nigro.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade