Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Concorrência

Chamas da Vida enfrentou Pantanal no SBT, veja quem se deu melhor na audiência

Emissoras disputavam a vice-liderança com dois grandes sucessos na faixa das 22 horas

Publicado em 18/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Um mês antes de Chamas da Vida estrear na grade da Record TV, em 2008, o SBT surpreendeu a concorrência e o público ao colocar no ar o clássico Pantanal, da TV Manchete. A exemplo do que já havia sido feito com Xica da Silva, Silvio Santos comprou as fitas da novela arrematadas no leilão da massa falida da extinta emissora e passou a reexibi-la às 22 horas, mesma faixa da trama criada por Christiane Fridman.

Durante o período de seis meses os dois cartazes da época disputaram a preferência do público no horário. A trama de Benedito Ruy Barbosa produzida em 1990 foi transmitida completa, em 187 capítulos, enquanto Chamas da Vida foi esticada devido ao sucesso e totalizou 235 capítulos originais.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na época, o SBT disputava ainda disputava o segundo lugar na audiência com a Record. Semanas antes da estreia da trama rural, começaram a divulgar nos intervalos da programação chamadas com pessoas respondendo a uma enquete a respeito da novela mais marcante de suas vidas.

A “arma secreta” de Silvio Santos

A divulgação falava ainda numa “arma secreta” do canal, que seria exibida em breve. Para despistar, citava também a novela Revelação, de Iris Abravanel, então em produção. Mas a carta na manga foi mesmo Pantanal. Por fim, o embate entre as duas novelas chegou ao fim em janeiro de 2009.

Durante toda exibição do primeiro capítulo, Pantanal teve 7 pontos de média e elevou os índices dali por diante alcançando rapidamente inesperados dois dígitos. A novela chegou a liderar com 21 pontos no dia 28 de julho, garantindo não somente a vice-liderança isolada como minutos de liderança contra a Globo que exibia o sitcom Toma Lá, Dá Cá. Um tiro certeiro.

No geral, a reapresentação do fenômeno Pantanal anotou média de 13 pontos na Grande São Paulo enquanto Chamas da Vida fechou com 14 pontos na mesma praça, se tornando uma das novelas mais exitosas da história recente da Record TV.

Em tempo, a trama dos bombeiros estará de volta a partir do dia 28, substituindo Prova de Amor nas tardes da emissora. Por coincidência, Pantanal terá um remake produzido pela Globo com estreia agendada para 28 de março. Sendo assim, os dois títulos voltam a marcar uma nova jornada juntos na TV.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....