TV e Cinema

As versões de “Poliana” pelo mundo, o fenômeno literário que atravessou um século nas prateleiras

Escrita por Eleanor H. Porter, obra ganhou já versão pela Disney e também com elenco afro-americano

Publicado em 10/03/2022

Mais uma versão do fenômeno literário “Pollyanna”, da aclamada escritora Eleanor H. Porter (1968-1920), ganhará as telas do SBT a partir do próximos dia 21 de março. A continuação da história da menina do jogo do contente agora ganha contornos adultos através de Poliana Moça, adaptada por Íris Abravanel.

Fenômeno imediato a partir de sua publicação em 1913, que alcançou cerca de 1 milhão de cópias vendidas naquele mesmo ano, a partir disso a obra nunca mais deixou de ser lida e adaptada ao redor do mundo, seja no cinema ou na TV.

No Brasil, foi publicado pela primeira vez em 1934, com tradução de Monteiro Lobato. A história da menina órfã atravessou um século nas prateleiras. A coluna lista as versões mais populares “Pollyanna”, confira!

1920 – Mary Pickford Pollyanna

Mary Pickford em cena de Pollyanna (Divulgação)
<strong>Mary Pickford<strong> em cena de Pollyanna Divulgação

Na década de 1920 foi lançado o primeiro filme baseado no livro, com Mary Pickford no protagonismo e dirigido por Paul Powell – um clássico do cinema mudo.

O filem eu a atriz canadense status de “queridinha da América”, “Pequena Mary” e “a menina com cachos”. Foi também uma das pioneiras do Canadá no começo de Hollywood.

1960 – Hayley Mills Pollyanna

Pollyanna foi estrelado em 1960, o filme conta a história de uma menina que luta contra as adversidades da vida jogando o Jogo do Contente — (Divulgação: Disney)
Pollyanna foi estrelado em 1960 o filme conta a história de uma menina que luta contra as adversidades da vida jogando o Jogo do Contente Divulgação Disney<br><br>

A versão dos Estúdios Disney, lançada em 1960, quatro décadas depois, continua popular até hoje. O longa foi assinado por David Swift na direção e teve Hayley Mills no papel principal.

A atriz ganhou um Oscar honorário pelo desempenho como Pollyanna, tornando-se a última de uma dúzia de atores mirins a receber um Oscar. 

Shirley TempleMickey Rooney e Judy Garland. Entretanto, hoje em dia Mills fala com imensa gratidão e leve frustração sobre Pollyanna. “Eu não estava preparada para viver a garotinha incrível”, disse a atriz em entrevista ao Los Angeles Times em 2021.

1989 – Keshia Knight Pulliam – Polly

Polly (Reprodução: NBC)
Polly Reprodução NBC

Polly é um filme musical americano criado para a televisão de 1989, com elenco todo afro-americano. Foi dirigido e coreografado por Debbie Allen, estrelado por Keshia Knight Pulliam e levado ao ar pela NBC.

Polly ainda rendeu o spin-off Polly: Comin’ Home, que foram lançados em VHS pela Walt Disney Home Video em 1990. Por volta de 2000, os dois filmes foram lançados em DVD no Disney Movie Club Exclusive.

2003 – Georgina Terry – Pollyana

No ano de 2003, Pollyanna foi interpretada por Georgina Terry em uma versão cinematográfica muito fiel ao livro, produzida pela Carlton Television. Na ocasião, Amanda Burton foi a tia Luísa.

2018 – Sophia Valverde – As Aventuras de Poliana / Poliana Moça (2022)

Sophia Valverde é a intérprete de Poliana na novelinha homônima (Reprodução: SBT)
Sophia Valverde é a intérprete de Poliana na novelinha homônima Reprodução SBT

As Aventuras de Poliana, novela protagonizada por Sophia Valverde e Ígor Jansen, soma 564 capítulos no SBT e se tornou a adaptação infantil mais vista na história da emissora.

O sucesso foi tanto que Poliana Moça foi encomendada para dar continuidade à obra de Eleanor H. Porter no Brasil, agora se baseando com livre inspiração na fase adolescente da personagem.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade