Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
TV e Cinema

As versões de “Poliana” pelo mundo, o fenômeno literário que atravessou um século nas prateleiras

Escrita por Eleanor H. Porter, obra ganhou já versão pela Disney e também com elenco afro-americano

Publicado em 10/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Mais uma versão do fenômeno literário “Pollyanna”, da aclamada escritora Eleanor H. Porter (1968-1920), ganhará as telas do SBT a partir do próximos dia 21 de março. A continuação da história da menina do jogo do contente agora ganha contornos adultos através de Poliana Moça, adaptada por Íris Abravanel.

Fenômeno imediato a partir de sua publicação em 1913, que alcançou cerca de 1 milhão de cópias vendidas naquele mesmo ano, a partir disso a obra nunca mais deixou de ser lida e adaptada ao redor do mundo, seja no cinema ou na TV.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

No Brasil, foi publicado pela primeira vez em 1934, com tradução de Monteiro Lobato. A história da menina órfã atravessou um século nas prateleiras. A coluna lista as versões mais populares “Pollyanna”, confira!

1920 – Mary Pickford Pollyanna

Mary Pickford em cena de Pollyanna (Divulgação)

Na década de 1920 foi lançado o primeiro filme baseado no livro, com Mary Pickford no protagonismo e dirigido por Paul Powell – um clássico do cinema mudo.

O filem eu a atriz canadense status de “queridinha da América”, “Pequena Mary” e “a menina com cachos”. Foi também uma das pioneiras do Canadá no começo de Hollywood.

1960 – Hayley Mills Pollyanna

Pollyanna foi estrelado em 1960, o filme conta a história de uma menina que luta contra as adversidades da vida jogando o Jogo do Contente — (Divulgação: Disney)

A versão dos Estúdios Disney, lançada em 1960, quatro décadas depois, continua popular até hoje. O longa foi assinado por David Swift na direção e teve Hayley Mills no papel principal.

A atriz ganhou um Oscar honorário pelo desempenho como Pollyanna, tornando-se a última de uma dúzia de atores mirins a receber um Oscar. 

Shirley TempleMickey Rooney e Judy Garland. Entretanto, hoje em dia Mills fala com imensa gratidão e leve frustração sobre Pollyanna. “Eu não estava preparada para viver a garotinha incrível”, disse a atriz em entrevista ao Los Angeles Times em 2021.

1989 – Keshia Knight Pulliam – Polly

Polly (Reprodução: NBC)

Polly é um filme musical americano criado para a televisão de 1989, com elenco todo afro-americano. Foi dirigido e coreografado por Debbie Allen, estrelado por Keshia Knight Pulliam e levado ao ar pela NBC.

Polly ainda rendeu o spin-off Polly: Comin’ Home, que foram lançados em VHS pela Walt Disney Home Video em 1990. Por volta de 2000, os dois filmes foram lançados em DVD no Disney Movie Club Exclusive.

2003 – Georgina Terry – Pollyana

No ano de 2003, Pollyanna foi interpretada por Georgina Terry em uma versão cinematográfica muito fiel ao livro, produzida pela Carlton Television. Na ocasião, Amanda Burton foi a tia Luísa.

2018 – Sophia Valverde – As Aventuras de Poliana / Poliana Moça (2022)

Sophia Valverde é a intérprete de Poliana na novelinha homônima (Reprodução: SBT)

As Aventuras de Poliana, novela protagonizada por Sophia Valverde e Ígor Jansen, soma 564 capítulos no SBT e se tornou a adaptação infantil mais vista na história da emissora.

O sucesso foi tanto que Poliana Moça foi encomendada para dar continuidade à obra de Eleanor H. Porter no Brasil, agora se baseando com livre inspiração na fase adolescente da personagem.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....