Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Análise

Sem Vídeo Show, Globo transforma Encontro com Fátima Bernardes em sua maior vitrine

O matinal dedica grande parte do seu tempo a cobrir os programas da emissora

Publicado em 08/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A Globo sempre foi muito eficiente no sentido de divulgar a si mesma ao longo de sua programação. Suas novelas e shows alimentam seus programas de variedades, repercutindo os assuntos tratados e recebendo atores como convidados. Além disso, havia o Vídeo Show, que era 100% voltado para sua autopromoção.

Encontro com Fátima Bernardes, criado em 2012, não fugiu à regra. A apresentadora sempre colocou seu sofá matinal à disposição das demais atrações da casa, discutindo assuntos tratados nas novelas e homenageando artistas. Entretanto, esta vocação de ser uma vitrine da Globo se tornou ainda mais evidente nos últimos anos, sobretudo depois que o Vídeo Show foi extinto de vez.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na última segunda-feira (4), por exemplo, o Encontro foi 100% voltado para divulgar atrações da Globo. A atração foi aberta com a repercussão da madrugada do BBB, quando Fátima Bernardes conversou com Tati Machado. O BBB também rendeu uma matéria da repórter Luiza Zveiter. No fim, Fátima entrevistou a cantora Thaeme, eliminada do The Masked Singer Brasil.

Semana agitada

Já na terça (5), além de BBB, Fátima Bernardes também repercutiu a chegada do novo Louro ao Mais Você. A apresentadora conversou ao vivo com Ana Maria Braga, que explicou que o fantoche “alega” ser filho do Louro José. Depois, a atriz Letícia Salles, que vive Filó em Pantanal, falou sobre seu trabalho na trama das nove.

Pantanal seguiu pautando o Encontro na edição de quarta-feira (6), na qual Fátima Bernardes recebeu Malu Rodrigues, a Irma do folhetim. Na quinta-feira (7), o ator Marcos Caruso esteve na atração e relembrou seus personagens marcantes no TBT do Encontro. E, finalmente, na sexta-feira (8), a repercussão do BBB ganhou amplo espaço no matinal.

Mudança de foco

O que chama a atenção não é o fato de o Encontro ser abastecido pela repercussão das novelas e reality shows da Globo, pois isso sempre aconteceu. A novidade é que, anteriormente, o programa se pautava nos assuntos tratados nas novelas e realities, mas não nos programas em si. Por exemplo, se havia uma campanha sobre violência numa novela, Fátima recebia especialistas para tratar do assunto, junto com algum ator da trama. Assim, repercutia a novela, mas discutia uma pauta específica.

Agora, isso não é mais uma regra. Para repercutir um programa da Globo, o Encontro não tem mais a obrigação de fazê-lo com um “gancho” que sirva como tema ao papo. Com isso, o espírito do Vídeo Show se faz mais presente do que nunca no matinal da emissora.

Aliás, este pode ser um caminho para o “novo” Encontro, prometido após a prevista saída de Fátima Bernardes do matinal. A atração pode vestir de vez um formato meio talk show, meio Vídeo Show. O público do horário já mostrou que gosta de se informar sobre novelas, realities e bastidores da Globo.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....