de saída

Sem Renato Machado e Francisco José, Globo abre mão da experiência

Os dois jornalistas estão deixando o canal

Publicado em 01/12/2021

Os veteranos do jornalismo da Globo, Renato Machado e Francisco José, engrossam a lista das últimas dispensas promovidas pela emissora. Não chega a ser uma surpresa, já que o canal deixou clara a sua nova política de elenco enxuto e contrato por obra. Mas não deixa de ser triste ver profissionais de tantos anos de experiência fora do ar.

Entende-se a economia alcançada por estas decisões. Veteranos acumulam salários elevados, que servirão para contratar profissionais mais jovens e baratos. Entretanto, a experiência não tem preço. É uma economia que desvaloriza jornalistas de alto gabarito.

Claro, há que se considerar que o jornalismo mudou muito nos últimos anos. As novas tecnologias mudaram consideravelmente a forma de se produzir notícia na TV. Ainda assim, há que se considerar a importância da experiência.

Nenhuma tecnologia ou equipe enxuta superará o olhar de um profissional de grande vivência no jornalismo. Assim como sangue novo traz (com o perdão da redundância) renovação, a experiência traz credibilidade. Por isso, uma equipe ideal deve ter veteranos e novatos, que podem trocarão experiências e aperfeiçoarão o fazer jornalístico.

Leia outros textos deste colunista AQUI

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade