SBT tanto fez que conseguiu derrubar Bom Dia & Cia, que já foi seu trunfo na programação

Inúmeras mudanças de horário e reprises de desenhos fizeram o infantil desandar

Publicado em 11/01/2022 21:04
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta semana, o SBT colocou no ar uma nova grade de programação. A emissora ajustou o horário do Bom Dia & Cia, lançou um novo telejornal vespertino e trocou o horário do Vem pra Cá, que deixou as manhãs para ocupar a faixa das 16h30. Mas nada funcionou e os resultados iniciais de audiência foram péssimos.

Ainda é cedo para uma avaliação mais contundente, afinal, qualquer mudança pode demorar um tempo para ser assimilada e descoberta pelo espectador. No entanto, caso a situação não melhore nos próximos dias, o SBT deve acender todos os sinais amarelos possíveis. Afinal, a nova grade corrigiu algumas distorções da programação. Ou seja, se não funcionou mesmo assim, é porque o problema é complexo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Basta analisar a situação do Bom Dia & Cia. Até pouco tempo atrás, o infantil de Silvia Abravanel costumava oscilar entre 5 e 6 pontos de audiência. Mas, nos últimos anos, este número caiu pela metade. O desinteresse pode ser explicado pelas mudanças de horário, já que o infantil sofreu com o “estica e puxa” causado pelo Primeiro Impacto e Vem pra Cá. Isso sem falar nas cansativas reprises de desenhos. O infantil sobrevivia de animações dos anos 1990 e 2000.

Com a nova grade, o programa passou a ser somente matinal, das 9h30 às 12h, o que ajuda a fidelizar o público. Além disso, lançou novos desenhos, como Bakugan e Três Espiões Demais, além de novos episódios de Tom & Jerry. E mais: as novidades chegam em janeiro, mês das férias escolares, e o SBT, ao lado da Cultura, um dos poucos canais a exibir infantis na TV aberta. Ou seja, tudo conspirava a favor.

E é sempre bom levar que as férias escolares sempre serviram como combustível ao infantil. Tradicionalmente, nos meses de janeiro e julho, a audiência do infantil cresce. Num passado não muito distante, o programa chegava à liderança de audiência nestas épocas do ano, justamente por ser o único infantil de seu horário, além dos programas da Cultura.

Mas, desta vez, o infantil não reagiu e segue patinando nos 3 pontos. Mesmo num horário melhor, com novos desenhos e em tempos de férias escolares, o programa não decolou. O que significa que o público infantil do SBT realmente dispersou. Foram tantas as mudanças na grade matinal que o canal de Silvio Santos conseguiu perder seu público mais fiel. O Bom Dia & Cia já foi imbatível, mas acabou sucumbindo diante de tantas estratégias equivocadas do SBT.

Jornalismo

Já o novo SBT Notícias surpreendeu. Não pela audiência, que foi baixa. Mas pela estrutura. Esperava-se uma espécie de versão vespertina do Primeiro Impacto, mas a atração de Darlisson Dutra se mostrou diferente.

SBT Notícias acertou com matérias inéditas, muitas entradas ao vivo e a boa performance de seu apresentador, que segura bem o ao vivo. Faltou ritmo e pautas mais bem cuidadas, mas isso pode ser corrigido com o tempo (isso se o programa tiver tempo…).

Ainda assim, como já era de esperar, a audiência não foi lá essas coisas. O SBT não tem tradição em jornalismo neste horário e, portanto, emplacar um jornal nesta faixa levará tempo. Para piorar, o desempenho fraco do noticioso derrubou ainda mais os números da grade vespertina, que já andava em baixa.

Em suma, o SBT começou 2022 com um problemão nas mãos. A emissora perdeu muito público nos últimos dois anos e, claramente, vem tendo dificuldades em reagir. Até a Band já começa a fazer sombra e ameaçar a terceira colocação do SBT.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio