Comentário

Record TV segue da cartilha do SBT ao apostar em novelas longas

Gênesis ultrapassou a marca de 200 capítulos

Publicado em 08/12/2021

Gênesis, última novela bíblica inédita da Record TV, teve mais de 200 capítulos. E Reis, próxima trama a ser produzida pelo canal, com estreia prevista para março de 2022, também terá número semelhante. Assim como Gênesis, Reis será formada por várias fases e mobilizará grande elenco.

Novelas com mais de 200 capítulos eram comuns até pouco tempo atrás. Mas atualmente, com a evolução natural do gênero, que passou a buscar tramas mais ágeis e enxutas, este número foi reduzido drasticamente. Na Globo, o “padrão” atual gira em torno dos 155 capítulos, salvo exceções.

Mesmo na Record, as últimas novelas também não eram assim tão longas. O canal que sempre preferiu apostar em novelas mais elásticas foi o SBT, que, com suas novelas infantis, mantém no ar a mesma história por anos a fio. Chiquititas 2013, por exemplo, ultrapassou os 500 capítulos. Carinha de Anjo, atualmente em reexibição, ficou dois anos no ar.

A Record ainda não chegou a tanto. Mas, em Gênesis, ao esticar a trama o quanto pode, o canal viu que as perdas são mínimas, e que a longa duração de uma novela ajuda a pulverizar os custos. Ou seja, se Reis for tão bem-sucedida quanto Gênesis, abre-se aí uma tendência de novelas bíblicas longas e com muitas fases.

Leia outros textos do colunista AQUI

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade