Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Comentário

O Clone enrola o público com tramas sem importância

Núcleos desnecessários só servem para preencher capítulos

Publicado em 12/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Que O Clone é um novelão dos bons, não se tem dúvidas. Gloria Perez foi muito feliz ao criar uma história de amor arrebatadora, tendo como pano de fundo a dicotomia entre ciência e religião. A abordagem dos avanços da engenharia genética, seus conflitos éticos e como a religião influi na evolução da ciência é toda muito bem amarrada na saga de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício).

No entanto, ao mesmo tempo em que conta boas histórias com Deusa (Adriana Lessa), Yvete (Vera Fischer), Latiffa (Letícia Sabatella), Alicinha (Cristiana Oliveira), Mel (Débora Falabella) e cia, a novela também enrola bastante ao mostrar as aventuras de Ligeiro (Eri Johnson), Raposão (Guilherme Karan), Noêmia (Elizângela) e dona Jura (Solange Couto). Boa parte do núcleo de São Cristóvão serve apenas para enrolar o público.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na verdade, se trata de um recurso comum se considerarmos a época em que O Clone foi feita. Entre 2001 e 2002, novelas que ultrapassavam os 200 capítulos eram comuns. Para sustentar tantos episódios, os autores costumavam criar núcleos que serviam apenas para preencher o tempo e alongar a história que pretendiam contar.

E Gloria Perez foi às últimas consequências nesta necessidade de sustentar sua novela por tantos capítulos. Tanto que transformou o bar da dona Jura numa espécie de programa de auditório, onde a comerciante recebia celebridades e batia um papo com elas. Ao menos uma vez por semana, Jura recebia um convidado, que sentava à mesa para comer seus famosos pastéis.

Curiosamente, estas visitas não estão sendo deixadas de lado na reprise do Vale a Pena Ver de Novo. Sem pressa para substituir O Clone em seus finais de tarde, a direção da Globo tem feito poucos cortes na trama. Assim, ainda veremos muitos convidados especiais passando pelo simpático boteco de São Cristóvão. Né brinquedo não!

Notícias, informações, curiosidades e o resumo diário de O Clone

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....