Mesmo com inúmeras tentativas e fracassos, SBT insiste em jornal na hora do almoço

Mais uma vez, emissora tenta emplacar jornal num horário complicado

Publicado em 23/12/2021 21:12
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O SBT anunciou nesta semana uma nova grade de programação, que valerá a partir de janeiro de 2022. Como sempre, a emissora não traz nada de novo, apenas muda os horários dos mesmos programas de sempre. Mas chama a atenção a volta do SBT Notícias, que será apresentado por Darlisson Dutra na hora do almoço. O noticioso será exibido para São Paulo do meio-dia às 14h15.

A aposta em jornalismo na faixa do meio-dia chama a atenção porque não é nova e não costuma dar certo. Não é de hoje que Silvio Santos sonha em bater o Balanço Geral, da Record TV, com as mesmas armas. Porém, sempre que tenta, os resultados são pífios e a ideia costuma ser abortada após poucos dias no ar.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Isso aconteceu em 2017, quando, empolgado com o crescimento de audiência do matinal Primeiro Impacto, tratou de mudar o horário do jornal para o meio-dia. Foi um fiasco tão grande que o programa de Dudu Camargo e Marcão do Povo não durou nem uma semana no novo horário. Há alguns meses, houve nova tentativa, e de um jeito ainda mais bizarro: o Primeiro Impacto seguiu em seu horário normal, mas ganhou uma reprise ao meio-dia. Também foi um fiasco.

A falta de tradição do SBT em jornalismo ajuda a explicar tantos fiascos. Quem quer assistir notícias na hora do almoço já tem o hábito de ligar na Globo ou na Record TV. O SBT tem uma tradição muito forte de infantis neste horário, e é muito difícil mudar um hábito da audiência que já está consolidado.

Além disso, falta estrutura para fazer um jornal verdadeiramente competitivo. Sempre que tenta concorrer com o Balanço Geral, o SBT o faz apenas esticando o Primeiro Impacto, reaproveitando material. O “novo” SBT Notícias não deve ser diferente. Será apenas mais uma versão do Primeiro Impacto, feito com o mínimo de recursos.

Ou seja, tudo leva a crer que o novo SBT Notícias também deve ter vida curta. A nova grade tem seus acertos, como voltar com o Bom Dia & Cia para as manhãs (das 9h30 ao meio-dia), com novos desenhos. O infantil terá as férias escolares como trunfo. Mas o jornal de Darlisson Dutra corre o grande risco de passar em brancas nuvens.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio