Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

Curiosidade da TV

Madeleine na Pantanal original, Ingra Lyberato estrelou trama portuguesa que passou em branco no Brasil

A atriz estrelou Coração Navegador, exibida pela extinta TV JB

Publicado em 04/04/2022

Com o remake de Pantanal bombando no horário nobre da Globo, surgem muitas curiosidades na cabeça do público sobre a primeira versão da trama, produzida pela TV Manchete em 1990. Uma delas é quem interpretou Madeleine, vivida atualmente por Bruna Linzmeyer, na produção. Há 32 anos, o papel coube a Ingra Lyberato, jovem atriz que, em seguida, protagonizaria A História de Ana Raio e Zé Trovão.

De lá para cá, Ingra Lyberato fez diversas participações em produções da Globo, SBT e Record TV. Mas a atriz também participou de produções fora do país, como a minissérie Segredo, produzida através de uma parceria entre a Stopline Filmes (produtora portuguesa), Accorde Filmes (produtora brasileira) e RTP1. A trama foi gravada em 2004 no Brasil e exibida originalmente em Portugal entre 25 de setembro de 2004 e 9 de janeiro de 2005, em 28 episódios.

Na trama, o empresário português Pedro Soares Castro (Paulo Pires) vem ao Brasil investigar o assassinato de seu pai. Mas, ao chegar em terras brasileiras, ele se apaixona por Isabel (Ingra), a filha de se maior inimigo.

O que poucos se lembram é que Segredo chegou a ser exibida no Brasil. A trama, rebatizada como Coração Navegador, estreou por aqui em 2007, na inauguração da TV JB, emissora da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), do Jornal do Brasil. O canal, que teve vida curtíssima, arrendava o horário nobre da CNT, e ficou no ar entre abril e setembro de 2007.

Coração Navegador foi anunciada pela TV JB como uma novela em 60 capítulos. No entanto, após a exibição de 15 episódios, a produção começou a ser reprisada. E, após o repeteco, Coração Navegador saiu do ar, sem conclusão. Segundo matéria do jornal O Globo de 11 de junho de 2007, os detentores dos direitos da obra pediram mais dinheiro, e a emissora avaliou que não valia a pena o investimento, desistindo da produção.

Além de Coração Navegador, a TV JB também exibiu programas como o Telejornal do Brasil, apresentado por Bóris Casoy, e o talk show Por Excelência, comandado por Clodovil Hernandez.

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade