Imediatismo do SBT é a grande pedra no sapato do SBT Notícias

Darlisson Dutra será substituído por Marcão do Povo e Dudu Camargo

Publicado em 14/01/2022 20:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Estreia da semana no SBT, o jornal SBT Notícias é mais uma tentativa da emissora de Silvio Santos de emplacar um noticioso local na hora do almoço e bater de frente com o Balanço Geral, da Record TV. Mas não é Reinaldo Gottino e sua trupe o principal concorrente do telejornal, e sim o próprio SBT. O imediatismo da emissora em busca de resultados deve “matar” a nova atração.

A estreia do SBT Notícias surpreendeu positivamente. O fato de a atração não ter sido criada do dia para a noite, como normalmente acontece toda vez que Silvio Santos decide concorrer com o Balanço Geral, já é um trunfo do jornal. Não que ele teve muito tempo para ser formatado, mas ao menos não foi feito aos trancos e barrancos como as tentativas anteriores.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No ar, o programa também mostrou algo “novo” para os padrões do jornalismo do SBT. Com uma estrutura limitada, o jornalismo da emissora vive de reciclar material. O matinal Primeiro Impacto sempre reapresenta matérias e anda em círculos. Mas o SBT Notícias não foi um “Primeiro Impacto vespertino”, o que também é algo a ser reconhecido. Chamou a atenção o grande número de entradas ao vivo ao longo da semana, o que deu dinamismo ao programa.

Darlisson Dutra também se mostrou uma boa escolha para comandar o jornal. Seguro e bem articulado, o jornalista esteve muito à vontade no comando das cinco primeiras edições da nova aposta do SBT. Ou seja, apesar da baixa audiência inicial, o SBT Notícias vinha sendo feito com alguma responsabilidade.

No entanto, o imediatismo do SBT deve colocar tudo a perder. SBT Notícias mal encerrou sua primeira semana e já foram anunciadas mudanças no jornalístico. A partir da semana que vem, Darlisson Dutra perde o posto, e o SBT Notícias passa às mãos de Marcão do Povo e Dudu Camargo. Detalhe: eles não deixam o Primeiro Impacto. Vão acumular função.

Além disso, o jornal focará mais no noticiário policial, coisa que não aconteceu nesta primeira semana, mais voltada à prestação de serviço. Ou seja, na prática, o SBT Notícias será, novamente, um “Primeiro Impacto” vespertino. Será um “Segundo Impacto”.

É uma pena. Dudu Camargo e Marcão do Povo nem de longe trarão credibilidade ao novo jornal. E dificilmente terão musculatura para concorrer com Reinaldo Gottino. Fatalmente, SBT Notícias continuará com problemas de audiência e pode afugentar os anunciantes.

A maneira mais bem cuidada com que o SBT Notícias foi formatado surpreendeu. Mas as mudanças anunciadas já no final da primeira semana não surpreendem. É o SBT sendo SBT.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio