História da TV

Grande estrela do SBT, Hebe Camargo se despedia do canal há 11 anos

A veterana encerrava uma parceria de 24 anos

Publicado em 02/01/2022

No dia 27 de dezembro de 2010, o SBT exibia uma cena que seus espectadores custaram a acreditar: Hebe Camargo encerrava seu programa anunciando sua saída do canal. Emocionada, a veterana apresentadora discursou, diante de sua plateia atônita, o quanto foi feliz nos 24 anos de parceria com o canal de Silvio Santos, mas que era tempo de renovar.

A surpresa se deu em razão do status de Hebe Camargo dentro do SBT. A apresentadora, que já era uma grande estrela da TV quando a emissora nascia, foi buscada por Silvio Santos na Band para fortalecer sua linha de shows. O programa Hebe no SBT, então, estreava no dia 4 de março de 1986.

Apesar de já ter uma longa trajetória anterior ao SBT, foi no canal que Hebe chegou ao auge de sua popularidade na telinha. Em seu programa semanal, a apresentadora falava o que lhe vinha à cabeça, discursava sobre o que acreditava ser correto e recebia convidados em seu sofá, sempre cheio de estrelas.

Com a fórmula simples do bate-papo no sofá, como se recebesse uma visita em casa, Hebe conquistou excelente audiência e fez do seu programa uma das maiores audiências do SBT. As noites de segunda-feira se consagraram na emissora como o “dia da Hebe”, embora ela tenha ocupado também as noites de terça.

Hebe se tornou a cara do SBT, e chegou a emplacar outros programas na emissora, como o Hebe por Elas e o Fora do Ar. Ela também estrelou especiais de comédia, como o clássico Romeu e Julieta, e foi madrinha do Teleton, tornando-se uma das responsáveis pela campanha da AACD que o SBT promove anualmente até os dias de hoje.

Mas, em seus últimos anos no canal, Hebe viu sua relação com o SBT se desgastar. A queda de audiência de seu programa, somada às inúmeras trocas de dia e horários de exibição, culminaram em queixas públicas de Hebe à direção da emissora. Às segundas, Hebe entrava cada vez mais tarde, um horário que ela achava ruim. Em 2006, o SBT deslocou seu programa para as noites de sábado, fazendo a audiência desabar ainda mais.

Mais adiante, Hebe voltou às noites de segunda, e chegou a inaugurar a faixa SBT Show, às 20h30 (tanto que as chamadas da novidade começavam com a frase “a Hebe reclamou e o SBT mudou”). Assim, ela entrava no ar num horário mais acessível, embora mais concorrido. Com isso, o programa Hebe foi perdendo ainda mais audiência.

Soma-se a isso o fato de, a cada renovação de contrato, as negociações iam ficando mais difíceis. Hebe sempre ameaçava não renovar, mas acabava renovando. Até que, em 2010, a ameaça se tornou um fato, e Hebe realmente não aceitou renovar seu acordo com o SBT. Uma proposta de redução salarial teria sido o estopim para que a renovação não acontecesse.

Hebe se despediu da programação do SBT em dezembro de 2010 e, no ano seguinte, fez sua estreia na RedeTV!, nas noites de terça-feira. Na nova emissora, a estrela ficou pouco mais de um ano, anunciando seu retorno ao SBT no segundo semestre de 2012. Entretanto, Hebe não chegou a reestrear, pois faleceu dois dias após a assinatura do novo acordo com Silvio Santos. A apresentadora lutava contra um câncer e teve uma parada cardíaca.

Veja a despedida de Hebe do SBT:

Leia outros textos do colunista AQUI

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade