Comentário

Globo assume riscos ao manter novelas gravadas com antecedência

Novelas quase em "tempo real" seguem no passado, por enquanto

Publicado em 07/02/2022

A pandemia da covid-19 e os inúmeros protocolos de segurança sanitária para a gravação de novelas fez a Globo apostar em tramas que vão ao ar praticamente prontas. Com isso, o canal precisou enfrentar alguns entreveros, como erros em Nos Tempos do Imperador e o “esticamento” não previsto de Um Lugar ao Sol.

Ainda assim, de acordo com Flavio Ricco, do R7, a emissora seguirá apostando no formato. Mesmo que as novas produções não entrem no ar 100% finalizadas, elas estreiam com uma frente considerável de capítulos e pouco espaço para possíveis correções de rota. Ou seja, a novela como obra aberta ainda não volta a ser o que era.

Em tempos em que o planejamento fica prejudicado, já que tudo pode mudar de um dia para outro, a decisão da direção da Globo parece acertada. Com a novela entrando no ar praticamente pronta, elimina-se o risco de ela precisar sair do ar caso as gravações precisem ser interrompidas, como aconteceu com Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder.

Porém, a emissora troca um risco pelo outro. A nova estratégia garante a continuidade da trama sem grandes sustos no ar. Mas, como se sabe, impede que possíveis correções sejam implantadas. O exemplo mais evidente é Nos Tempos do Imperador, que até conseguiu mudar uma coisa ou outra. Mas, se fosse totalmente aberta, era bem possível que os autores aumentassem o espaço de Nélio (João Pedro Zappa) e Dolores (Daphne Bozaski), por exemplo.

Um Lugar ao Sol também poderia ter maiores chances se Lícia Manzo pudesse mudar a maneira de contar sua história caso a escrevesse ao mesmo tempo em que ela vai ao ar. A autora teria a chance de avaliar os motivos de sua história não empolgar o grande público, dar destaque a núcleos que funcionam melhor e até mesmo incluir cenas de reiteração, para fisgar um novo público.

Mas ainda não será desta vez que teremos, novamente, uma novela como obra aberta. E é compreensível. É preciso prudência neste momento de instabilidade e insegurança.

Leia outros textos do colunista AQUI

Entre em contato com André Santana AQUI e AQUI

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade