Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Apanhado da semana

Fim do Vem pra Cá já era esperado

O futuro do Show do Milhão, a volta de Caminho das Índias e o fim de Malhação também são assunto

Publicado em 29/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Nesta sexta-feira (28), o SBT exibiu o último Vem pra Cá, revista eletrônica comandada por Gabriel Cartolano e Patrícia Abravanel. Em seu último mês no ar, a atração ocupava apenas meia hora das tardes da emissora e exibia conteúdo reprisado.

O fim definitivo da atração era esperado desde que o canal anunciou que o programa deixaria as manhãs e seria encaixado na grade vespertina, sem comerciais e com apenas meia hora de duração. Afinal, não fazia sentido produzir um programa com toda esta estrutura para ficar no ar por tão pouco tempo e sem comerciais. Provavelmente, essa sobrevida se deu, apenas, por razões comerciais.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Vem pra Cá foi criado para melhorar o caixa do SBT, pois uma revista eletrônica matinal tem mais condições de faturar do que um infantil, no caso o Bom Dia & Cia. No entanto, o programa nunca caiu nas graças da audiência, registrando baixa audiência ao longo de toda a sua trajetória. Neste menos de um ano no ar, foi trocado de horário várias vezes, mas não funcionou.

Mas o programa deixa uma “herança maldita”, já que derrubou os índices das manhãs do SBT e, agora, o Bom Dia & Cia apresenta dificuldades para elevá-los, mesmo estreando novos desenhos. À tarde, Vem pra Cá prejudicava o desempenho de Mar de Amor.

No entanto, a crise do SBT não se resume ao Vem pra Cá. SBT Notícias, Casos de Família, Roda a Roda Jequiti e Fofocalizando também estão muito mal das pernas. E, até agora, não foi esboçada qualquer reação.

Grade ameaçada

Como se não bastasse a fase ruim da grade matinal e vespertina, o SBT ainda enfrenta dor de cabeça no horário nobre, com a possibilidade de Show do Milhão não retornar. Problemas com a Sony, dona dos direitos de Quem Quer ser Um Milionário?, pode inviabilizar uma já anunciada segunda temporada da atração com Celso Portiolli. Seria uma perda e tanto para o canal de Silvio Santos.

Are baba!

Caminho das Índias deve substituir Páginas da Vida no Viva. A trama de Gloria Perez foi exibida em 2009, e reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 2015. Sucesso incontestável, mas os fãs de Gloria Perez clamam por repetecos de América (2005) e até Salve Jorge (2012), duas tramas que dificilmente serão resgatadas pela Globo.

Te levar daqui

No ar desde 1995, Malhação saiu do ar de vez na Globo com o final da reprise da temporada Sonhos. O buraco será tapado com o Vale a Pena Ver de Novo, com a reapresentação de O Clone entrando no ar um pouco mais tarde e entregando o horário para Nos Tempos do Imperador. Sem a trama adolescente, a Globo fecha mais uma janela para o público jovem na TV aberta, cada vez mais desassistido.

Como será?

As emissoras abertas já ameaçam a renovação de seu público ao abrir mão da programação infantil. Agora, elas também ignoram o público jovem. A audiência, então, vai envelhecendo. Falta uma estratégia de base para a formação de um novo público. Não por acaso, a internet e o streaming ocupam cada vez mais espaço na vida da criança e do adolescente. Ainda assim, é sempre bom lembrar que nem toda criança e adolescente tem acesso a estes serviços. Complicado.

Todo sábado, a coluna resgata o que foi assunto por aqui ao longo da semana. Bom final de semana pra você e até a próxima!

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....