Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
História da TV

Em 2002, Claudia Raia entrou às pressas em O Beijo do Vampiro e desafiou autor

Gravidez da atriz alterou a trajetória da vilã Mina

Publicado em 27/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em O Beijo do Vampiro, novela resgatada recentemente pelo Viva, a atriz Claudia Raia vive Mina, uma perigosa vampira. Na trama de Antonio Calmon, Mina quer se vingar de Bóris (Tarcísio Meira), o poderoso vampiro que a traiu e abandonou, ao mesmo tempo em que persegue Zeca (Kayky Brito), herdeiro dos poderes do duque.

A personagem caiu como uma luva para a atriz, que tem uma notável veia cômica e, claramente, se diverte em cena. Mina é como uma vilã de história infantil, pois é malvada, mas também é engraçada, espalhafatosa, caricata e muito divertida. Tanto que o tipo parece ter sido escrito especialmente para ela.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Porém, não foi isso o que aconteceu. Em 2002, ano da trama, Claudia Raia não era a primeira opção da equipe da novela para viver Mina. Christiane Torloni é quem estava escalada para dar vida à vilã vampira. Na época, Antonio Calmon havia acabado de finalizar Um Anjo Caiu do Céu (2001), que tinha Tarcísio Meira e Christiane Torloni no time de protagonistas. Tarcísio era João Medeiros, o personagem principal, e Christiane dava vida a Laila, uma vilã cômica que era apaixonada por ele.

Ou seja, a ideia era repetir a dupla, que funcionou muito bem em Um Anjo Caiu do Céu. No entanto, ao mesmo tempo em que O Beijo do Vampiro começava a ser produzida, o autor Manoel Carlos trabalhava na escalação de elenco de sua próxima trama para a faixa das nove, Mulheres Apaixonadas. E o autor solicitou à Globo o nome de Christiane Torloni, que ele queria como sua próxima Helena.

Por conta do pedido de Maneco, Christiane foi trocada de produção e deixou o elenco de O Beijo do Vampiro. Assim, Antonio Calmon e o diretor Marcos Paulo convidaram Claudia Raia, que assumiu a personagem às pressas. No entanto, assim que começou a gravar suas primeiras cenas na novela das sete, a atriz engravidou de Sophia, sua filha caçula.

A gravidez da atriz, então, se tornou um desafio para a produção de O Beijo do Vampiro. Isso porque toda a motivação de Mina tinha a ver com o fato de a vampira ser estéril. É o fato de ela não poder ter filhos que fez com que Bóris a rejeitasse. E é por isso que a vampira persegue Zeca, filho que Bóris teve com outra mulher. Ou seja, a esterilidade de Mina era um elemento importante para a trama.

Antonio Calmon, então, driblou as dificuldades com muita graça e habilidade. O autor injetou na história a vampira Petra Van Preta (Rosane Gofman), uma vampira cientista especialista em fertilização. Mina a procura para finalmente conseguir engravidar e, após o tratamento proposto por Petra, a vampira consegue realizar o seu desejo. A gravidez de Claudia Raia, portanto, acaba incorporada à trama.

Mas a gravidez de Mina não era nada comum. Logo, a vampira descobre que a menina que espera se desenvolve de uma maneira pouco convencional dentro de seu ventre. E, ainda na barriga da mãe, a pequena vampira começa a falar! Chamada de Pandora, a criança nasce já adolescente, vivida pela atriz Juliana Lohmann. Após o nascimento de Pandora, Mina deixa a história por conta da licença-maternidade de Claudia Raia, mas a personagem retorna antes do desfecho da trama.

Na ausência de Mina, surge outra “vilã vampira” em O Beijo do Vampiro. Num determinado momento da trama, Bóris se interessa por Marta (Júlia Lemmertz) e decide transformá-la em vampira para que ela viva ao seu lado. Assim, Marta vira a poderosa vampira Marta Morta, e a personagem assume as funções que seriam de Mina, tocando o terror em Maramores.

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....