Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Crítica

Complexidade de Joy a faz ser odiada em Um Lugar ao Sol

A personagem de Lara Tremouroux é uma rebelde inconsequente

Publicado em 25/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Não há um tipo simples em Um Lugar ao Sol. Os personagens criados por Lícia Manzo têm como principal característica o fato de não serem uma coisa só. Isso faz com que uma criatura odiosa como Bárbara (Alinne Moraes) ser adorada, ao mesmo tempo em que a jovem desassistida Joy (Lara Tremouroux) seja odiada.

É muito fácil detestar Joy, já que a moça não faz muita questão de ser simpática. Inconsequente, imatura, rebelde, ambiciosa, aproveitadora… São muitos os predicados não muito felizes da namorada de Ravi (Juan Paiva). Aliás, somente o fato de ela fazer gato e sapato do rapaz, que a ama de verdade, já é motivo para detestar Joy.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

No entanto, a personagem está inserida num contexto que explica todas as suas atitudes. Joy cresceu numa família problemática, criada por uma mãe que a obrigou a cuidar dos irmãos, ao mesmo tempo em que conviveu com um padrasto abusador. Ela não recebeu carinho, apenas péssimos exemplos, e cresceu praticamente sozinha e sem ter qualquer noção de ética ou valores.

Mesmo tendo todos os defeitos, Joy se mostra uma pessoa boa quando defende a irmã do padrasto, ou até quando briga com a mãe para defender a honradez do namorado. Por outro lado, o fato de não ter tido qualquer amparo faz com que ela não tenha noção de limites. Afinal, nunca teve. Daí sua inconsequência.

Ou seja, Joy desperta, sim, o ódio. Mas toda a sua trajetória também deve ser digna de lamento. Ela é fruto de um sistema social falido, fator que é constantemente criticado em Um Lugar ao Sol. Joy é de uma complexidade rara num folhetim.

A performance de Lara Tremouroux também colabora muito para que Joy seja tão atacada pelo público da novela das nove da Globo. Ótima atriz, a moça trabalha quase num “anticarisma” para fazer com que Joy soe tão irritante.

Após muito aprontar, Joy se despede de Um Lugar ao Sol nesta semana. A jovem encontrará a morte após se aventurar numa pichação de alto risco. Ela irritou muito, é verdade, mas também deixou um recado contundente na novela.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....