História da TV

Com No Vermelho, José Luiz Datena realizava seu sonho de ter programa dominical em 2002

O game show teve vida curta na programação da emissora

Publicado em 28/11/2021

José Luiz Datena, apresentador do Brasil Urgente, na Band, nunca escondeu seu desejo de se tornar um animador de programa dominical. Tanto que a emissora até lhe deu a chance no Agora É com Datena, em 2018, que não deu muito certo. Mas, antes disso, uma primeira tentativa foi feita na Record TV, também sem sucesso.

Datena se tornou um dos expoentes de programas policiais no final da década de 1990, quando assumiu o comando do Cidade Alerta, na Record TV. Satisfeita com o desempenho do jornalista, a emissora decidiu apostar nele também aos domingos, entregando-lhe o comando do game show No Vermelho, que estreou em 24 de novembro de 2002.

Na atração, coproduzida pela Sony, Datena tinha com assistentes Gabi Roncatti e Fernanda Vasconcellos (sim, a atriz!). Ele recebia participantes que tinham dívidas a serem sanadas. Assim, o game oferecia como prêmio o valor da dívida, mas, para isso, os endividados tinham que passar por uma série de provas no palco. A cada vitória, uma parte da quantia pretendida era conquistada pelos concorrentes “no vermelho”.

A aposta da Record era alta, já que No Vermelho batia de frente com os dois “pesos-pesados” da programação dominical à época: Fausto Silva no Domingão do Faustão (Globo), e Gugu Liberato no Domingo Legal (SBT). Com tamanha concorrência, o game não durou muito aos domingos, e logo foi transferido para as noites de sexta-feira.

Entretanto, mesmo com o novo dia, o programa não foi adiante. A Record, então, deu uma última cartada: trocou José Luiz Datena por Otaviano Costa. Otaviano havia trocado a Band, onde comandava o O+, pela Record em 2001. Na nova emissora, comandou o juvenil Domínio Público (2001) e o game Jogos de Família (2002), mas nenhum teve vida longa e o animador foi parar na geladeira do canal.

Assim, Otaviano deixou a geladeira para assumir o No Vermelho, que voltou para os domingos. Mesmo assim, o programa não decolou e foi retirado do ar pouco tempo depois.

Leia outros textos do colunista AQUI

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade