Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Crítica de TV

Com mocinho esperto e vilão burro, Além da Ilusão mantém o interesse do público

A trama de Alessandra Poggi promove constantes reviravoltas

Publicado em 20/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A rivalidade entre Davi (Rafael Vitti) e Joaquim (Danilo Mesquita) dá o tom de Além da Ilusão. A disputa entre o herói e o bandido pelo amor de Isadora (Larissa Manoela) mantém a trama central da novela de Alessandra Poggi em alta voltagem ao subverter o folhetim tradicional e trazer um mocinho inteligente e um bandido “burro”.

Um dos problemas de novelas românticas tem a ver com a pouca esperteza dos heróis. Normalmente incorruptíveis, os mocinhos se mostram um tanto lerdos diante das artimanhas dos vilões. Muitas vezes, a burrice dos personagens é elevada para que a história aconteça. Isso aborrece o espectador. Como torcer por alguém que não enxerga um palmo diante do nariz?

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em Além da Ilusão, Davi passa longe deste estereótipo. O mocinho da novela das seis da Globo está sempre um pé adiante do vilão. Joaquim está sempre armando para se livrar do rival, mas o mágico logo descobre a artimanha e a reverte ao seu favor. Assim, Joaquim sempre sai derrotado e com mais “sangue nos olhos” para derrubar o inimigo.

Claro, muitas vezes Davi conta com a sorte para se manter em vantagem na disputa. Quando Joaquim contratou um assassino para dar cabo do rapaz, o tal assassino era justamente um amigo de Davi, dos tempos que o mágico esteve preso injustamente. Isso o livrou de ser morto e, ainda, lhe deu uma nova carta na manga para derrubar Joaquim.

Passado

Iolanda (Duda Brack) e Margô (Marisa Orth) em Além da Ilusão

Estas constantes falhas de Joaquim, até aqui, não soam repetitivas, o que mantém o interesse do público na novela. Isso porque, a cada derrota, o vilão fica ainda mais empenhado em destruir Davi. Com isso, a trama vai evoluindo, sempre propondo novos entrechos que deixam a novela ágil.

Nos mais recentes capítulos, Joaquim foi até São Paulo para tentar descobrir os “podres” de Davi, que ele acredita ser Rafael. Na investigação, ele descobre uma ligação entre o verdadeiro Rafael (Fabrício Belsoff) e Iolanda (Duda Brack). Isso faz com que ele leve a jovem e Margô (Marisa Orth) para Campos dos Goytacazes, movimentando todos os núcleos da trama.

Ou seja, a estrutura armada por Alessandra Poggi funciona bem no sentido de deixar Além da Ilusão em constante ação. E a autora ainda deixa em stand by outros trunfos, como o verdadeiro Rafael. Fica claro que, num momento oportuno, ele reaparecerá na trama e será mais um obstáculo para Davi.

Personagens bem delineados e tramas em constante evolução fazem de Além da Ilusão uma das melhores novelas em exibição atualmente. A novela da seis cumpre com louvor a missão de entreter seu público com uma história leve, divertida e cheia de reviravoltas.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....