Apanhado da semana

Apesar das qualidades, Além da Ilusão não empolga em sua primeira semana

O Clone, BBB 22, Gil do Vigor e Sandra Annenberg também foram assunto

Publicado em 12/02/2022

A primeira semana de Além da Ilusão mostrou que a trama de Alessandra Poggi é um prato cheio para quem gosta de um bom novelão. Todos os ingredientes estão ali: um casal gracioso principal com “química”, um amor proibido, segredos familiares, reviravoltas, romance e humor. A mágica presente no enredo, por conta do ilusionista Davi (Rafael Vitti), deixa tudo ainda mais gracioso.

Com isso, Além da Ilusão agrada, sobretudo após uma novela mais escura e séria como Nos Tempos do Imperador. Sua sucessora não tem o mesmo tom realista, dando ao público do horário das seis uma opção escapista. É uma novela feita para “desligar a cabeça” e relaxar, como os folhetins de outrora.

No entanto, apesar da fórmula parecer imbatível, na prática a coisa não funcionou tão bem. Além da Ilusão estreou com baixa audiência e foi perdendo público ao longo de toda a semana. Nem mesmo a presença da popular Larissa Manoela deu jeito no horário. O parco desempenho de Nos Tempos do Imperador pode contribuir para o resultado fraco, mas será só isso?

É fato que, após tanto tempo trancado em casa por conta da pandemia, o espectador já leva uma vida “normal” (mesmo sabendo que a pandemia ainda não acabou e todo cuidado é pouco). Será que este mundo que retoma à normalidade mexeu com o hábito do cidadão, e isso pode estar influindo nos resultados da TV? Ou se trata de desinteresse à novela mesmo?

Cabe um estudo mais aprofundado desta questão. É importante saber onde está este público de novelas que saiu da frente da televisão no último ano.

Tesourada

O Clone tem sofrido cortes. O cartaz do Vale a Pena Ver de Novo teve subtraídas cenas dos primeiros contatos de Mel (Débora Falabella) com as drogas. São sequências que foram muito criticadas na época da exibição original, pois acusaram a Globo de fazer apologia às drogas. Isso porque as sequências mostravam Mel feliz com os efeitos das substâncias. Mas são cenas importantes, pois, com elas, Gloria Perez retrata que o início do vício é assim mesmo: começa feliz, na brincadeira, mas leva a consequências trágicas.

Oscar no streaming

A Globo desistiu de exibir a cerimônia do Oscar na TV aberta. A emissora terá transmissão apenas pelo Globoplay. A plataforma, aliás, se destacou nos anos anteriores por ter duas transmissões: uma com humor, tocada pelos comediantes da casa, e outra tradicional, com os comentários de Maria Beltrão, Dira Paes e do saudoso Artur Xexéo.

Quem não tem casa de vidro…

Ao recorrer à casa de vidro, que pode acrescentar dois novos jogadores ao BBB 22, a direção do reality show assume que o atual elenco não funcionou. Os atuais “brothers” não estão gerando entretenimento e são duramente criticados na internet. Assim, se a nova dupla entrar, “periga” de um deles ainda se sagrar campeão. Será?

Gil solteiro procura

O Mais Você anunciou uma ótima novidade na última semana. O quadro Solteiros Online buscará um pretendente para Gil do Vigor, ex-BBB e atual colaborador do matinal de Ana Maria Braga. O fato de a atração tratar o namoro gay com a naturalidade que lhe é devida é uma novidade e tanto na TV aberta. Que bom!

Globo x Band

Disposta a seguir reforçando seu elenco, a Band mira, novamente, nos bancos da Globo. Depois de arrematar Zeca Camargo e Faustão, a emissora agora deseja Sandra Annenberg, de acordo com o site Na Telinha. Seria um reforço e tanto, além de uma boa guinada na carreira da jornalista, extremamente mal aproveitada na Globo.

Todo sábado, a coluna faz um retrospecto do que foi assunto durante a semana por aqui. Até a próxima!

Leia outros textos do colunista AQUI

Entre em contato com André Santana AQUI ou AQUI

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade