UOL - O melhor conteúdo
Vem aí

Conheça a história, o elenco e os personagens de Terra e Paixão, nova novela das nove da TV Globo

Trama de Walcyr Carrasco tem estreia prevista para o próximo dia 08 de maio

Publicado em 05/05/2023

Uma família ceifada por um crime e a coragem de uma mulher, que enfrenta tudo e todos por sua família, em uma história repleta de descobertas e superação. Esperança é a semente que costura a trama da nova novela das nove, Terra e Paixão, onde Walcyr Carrasco conta a saga de Aline (Barbara Reis). 

Uma mulher forte, cheia de sonhos, que enfrenta o que for pelo futuro de sua família. Assim é Aline. Sua história, guiada pela força do amor e movida pelo desejo de justiça, se cruza com a da família do maior produtor rural da região, Antônio (Tony Ramos), movida pela ambição e muitos segredos.

Aline Machado vive na fictícia cidade de Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul, ao lado do marido Samuel (Ítalo Martins), um pequeno proprietário que luta para manter suas terras, e do filho João (Matheus Assis), um menino forte e corajoso. Ela é professora, trabalha na escola da região, mas após um atentado em sua casa, se vê sozinha com o menino diante das terras deixadas pelo marido. 

Terra e Paixão é a nova novela das 21 horas da Globo (Reprodução: Globo)
Aline Bárbara Reis em Terra e Paixão

Forte, batalhadora e corajosa, Aline aprende a plantar e a lidar com as máquinas e com o mercado de agronegócios com a ajuda de Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, um amigo fiel nas horas difíceis. Além de contar com ele, tem ao seu lado Jussara Barroso (Tatiana Tiburcio), sua mãe. Ela apoia a filha, mas teme que suas decisões a prejudiquem. No fundo, deseja que ela venda as terras e volte para a cidade. 

Jussara (Tatiana Tibúrcio) e Aline (Bárbara Reis) em Terra e Paixão
Jussara Tatiana Tibúrcio e Aline Bárbara Reis em Terra e Paixão

No entanto, diante da situação que acomete a família, Aline se aproxima dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), filhos do poderoso fazendeiro Antônio, com quem precisa brigar para manter suas terras e, com eles, descobre sentimentos novos. 

Perfis dos personagens:

NÚCLEO DE ALINE

Bárbara Reis vive Aline em Terra e Paixão
Bárbara Reis vive Aline em Terra e Paixão

Aline Machado (Barbara Reis) Professora, é casada com Samuel (Ítalo Martins) e mãe de João (Matheus Assis). Após um atentado em sua casa, se vê sozinha com o menino diante das terras deixadas pelo marido. Mulher forte, batalhadora e corajosa, aprenderá a plantar e a lidar com as máquinas e com o mercado de agronegócios. Tem em Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, um amigo fiel nas horas difíceis. Vai se aproximar dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), filhos do poderoso fazendeiro Antônio (Tony Ramos), com quem precisará brigar para manter suas terras e, com eles, descobrirá sentimentos novos.  

Samuel Machado (Ítalo Martins) Pequeno proprietário que luta para manter suas terras. É pai de João (Matheus Assis) e casado com Aline (Barbara Reis). Sofre uma emboscada.  

João Machado (Matheus Assis) – Filho de Aline (Barbara Reis) e Samuel (Ítalo Martins). É um garoto forte e corajoso.  

Jussara Barroso (Tatiana Tiburcio) Mãe de Aline (Barbara Reis) e avó de João (Matheus Assis). Teme que as decisões da filha a prejudiquem, e quer que ela venda as terras e volte para a cidade. Mas a apoia.  

Jonatas Dos Santos (Paulo Lessa) Filho de Gentil (Flávio Bauraqui), irmão de Menah (Camilla Damião) e primo de Samuel (Ítalo Martins). Tem um sentimento ativista, luta pelos direitos. Ajuda Aline (Barbara Reis), por quem sempre foi apaixonado, com as terras dela e o manuseio das plantadeiras.   

Gentil Dos Santos (Flávio Bauraqui) Pai de Jonatas (Paulo Lessa) e Menah (Camilla Damião). Tem uma relação próxima com Jussara (Tatiana Tiburcio), a mãe de Aline (Barbara Reis).   

Menah Dos Santos (Camilla Damião) Irmã de Jonatas (Paulo Lessa), filha de Gentil (Flávio Bauraqui). Fica próxima de Mara (Renata Gaspar), dona da transportadora. 

NÚCLEO DE ANTÔNIO  

Antônio (Tony Ramos) de Terra e Paixão
Antônio Tony Ramos de Terra e Paixão

Antônio La Selva (Tony Ramos) – Maior produtor rural da região, dono de terras a perder de vista. É um homem autoritário, crítico. Foi muito apaixonado por Agatha, mãe de Caio (Cauã Reymond), e culpa o menino pela morte da mãe no pré-parto. É casado com Irene (Gloria Pires), com quem tem dois filhos, Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório). Ela tenta manipulá-lo em favor dos próprios filhos. Antônio quer tomar as terras de Aline (Barbara Reis), que foram desmembradas da sua propriedade, porque nelas há água.  

Irene La Selva (Gloria Pires) – Esposa do segundo casamento de Antônio (Tony Ramos). É muito ambiciosa, gosta de tudo que se relaciona a dinheiro. Pretere e trata mal Caio (Cauã Reymond), e faz de tudo, até manipular, desejando que toda a fortuna seja gerida, mais tarde, por seus filhos Daniel (Johnny Massaro), e Petra (Debora Ozório). Tem um passado misterioso.  

Caio La Selva (Cauã Reymond) Filho de Antônio (Tony Ramos) com a primeira mulher, Agatha, que morreu em seu nascimento. Desde que nasceu, Antônio o culpa pela morte da mãe e ele se ressente com o pai. É um homem dividido, capaz de grandes gestos de amor e generosidade, e de atos de vingança, quando se sente rejeitado ou abandonado. Se apaixona por Aline (Barbara Reis). Tem inveja, mas também amor pelo irmão Daniel (Johnny Massaro) e tenta ajudar a irmã Petra (Debora Ozório) nas questões emocionais.   

Caio (Cauã Reymond), Aline (Barbara Reis) e Daniel (Johnny Massaro) em Terra e Paixão
Caio Cauã Reymond Aline Barbara Reis e Daniel Johnny Massaro em Terra e Paixão

Daniel La Selva (Johnny Massaro) Filho de Antônio (Tony Ramos) com Irene (Gloria Pires). É puro de sentimentos, ama o irmão Caio (Cauã Reymond) e não costuma ver maldade nas pessoas. É ambicioso, como todos da família, mas não faz jogos para ficar com a herança do pai. Apaixona-se por Aline (Barbara Reis) e, assim como Caio, tenta ajudar a irmã Petra (Debora Ozório).  

Petra La Selva (Debora Ozório) Filha de Antônio (Tony Ramos) com Irene (Gloria Pires) e irmã de Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond). É agrônoma. Guarda segredos e quer tomar posse da fortuna da família para ela, influenciada pelo italiano Luigi (Rainer Cadete), com quem se envolve. Também tem um lado frágil, por ser viciada em remédios tarja preta. Muitas vezes não tem limites e corre riscos.  

Luigi San Marco (Rainer Cadete) – Italiano com um toque de humor, trambiqueiro. Ao conhecer Petra (Debora Ozório), percebe que pode se dar bem, mas no convívio com a jovem se torna figura importante no combate à dependência química dela. Tem boa lábia e consegue se tornar corretor de grãos na Cooperativa. Também se envolve com Gladys (Leona Cavalli).  

Angelina Jordão (Inez Viana) Embora não seja parente de Antônio (Tony Ramos), Angelina trabalha com ele há muito tempo. Cuidou de Caio (Cauã Reymond), Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório). É bem-humorada e protetora, ama ternamente todos da família. É a única capaz de entender a dor de Caio, seu desespero e o sofrimento pela rejeição.  

Ademir La Selva (Charles Fricks) – Irmão mais novo de Antônio (Tony Ramos). É produtor rural, mas não tão grande quanto o irmão. Tem uma ligação com Caio (Cauã Reymond), seu sobrinho, a quem ajudará comprando as sementes para Aline (Barbara Reis) plantar. Ademir é um bom sujeito, contrário aos desmandos de Antônio. Mora na cidade e frequenta diariamente o bar de Cândida (Susana Vieira). Há um mistério em torno dele.  

NÚCLEO DE LUCINDA  

Lucinda Amorim (Débora Falabella) – É gerente da Cooperativa, onde se dedica completamente. Tem um filho, Cristian (Felipe Melquiades) e é casada com Andrade (Ângelo Antônio), um marido violento, mas não engole a violência doméstica. Lucinda tenta de todas as formas amenizar os efeitos do bullying que seu filho sofre por ser uma criança com albinismo. Fica amiga de Aline (Barbara Reis).  

Andrade Amorim (Ângelo Antônio) Dono na pousada da região. É casado com Lucinda (Débora Falabella), com quem tem Cristian (Felipe Melquiades). Bebe demais. Descobre que a cunhada Anely (Tata Werneck) faz strip-tease online e passa a chantageá-la.  

Cristian Amorim (Felipe Melquiades) Filho de Lucinda (Débora Falabella) e Andrade (Ângelo Antônio). Sofre por uma criança com albinismo e é hostilizado pelos colegas na escola.  

Anely Do Carmo (Tata Werneck) Mora com a irmã, Lucinda (Débora Falabella), e ajuda a cuidar da pousada de Andrade (Ângelo Antônio). Às vezes trabalha como freelancer na butique de Graça (Agatha Moreira). Mas Anely tem uma outra personalidade. Quando sozinha, no computador, ela entra em um site adulto para fazer strip-teases. É onde realmente ganha dinheiro, e tem clientes de todo o país. Seu namorado, Odilon (Jonathan Azevedo), não desconfia. Em público, jura que só casa de véu e grinalda.  

Odilon Pires (Jonathan Azevedo) – Namorado de Anely (Tata Werneck). Já sonhou em ser um grande campeão, mas hoje contenta-se com a academia de Krav Magá que possui em Nova Primavera, com uma boa clientela. Muito ciumento, não tem a menor ideia de tudo o que sua namorada apronta.  

Marino Guerra (Leandro Lima) – É o delegado da cidade. Aliado de Antônio (Tony Ramos), fará de tudo para não desvendar a morte do marido de Aline (Barbara Reis), Samuel (Ítalo Martins). Vai se apaixonar por Lucinda (Débora Falabella), que é casada com Andrade (Ângelo Antônio).  

POVOS ORIGINÁRIOS  

Jurecê Guató (Daniel Munduruku) Pajé, remanescente da etnia guató. Um homem cheio de sabedoria, um xamã. Tem plena consciência da situação dos indígenas. Seu povo foi praticamente extinto, e os que sobraram, estão vivendo na floresta. Mas olha para tudo isso de forma contemplativa, pois, em suas palavras, outros mundos surgirão.  

Iraê Guató (Suyane Moreira) Filha de Jurecê (Daniel Munduruku). Especialista em ervas, conhece tudo sobre a medicina da floresta. Tem um grande coração, mas sempre foi oprimida e sente medo dos fazendeiros. No decorrer da história encontrará um amor.   

Yandara Guató (Rafaela Cocal) - Filha de Iraê (Suyane Moreira), neta de Jurecê (Daniel Munduruku). Resolve ir à luta por seu lugar no mundo. Ajudada por Graça (Agatha Moreira), dona da butique, ela se lançará como modelo, despontando para uma carreira internacional.  

Raoni Guató (Mapu Huni Kui) – Filho de Jurecê (Daniel Munduruku) e irmão de Iraê (Suyane Moreira). Está sendo preparado para se tornar o xamã. É um indígena simpático, capaz de transmitir uma grande paz. É ele que em muitas ocasiões assume o papel de Jurecê.  

Kawai (João Vitor da Silva) – É um amigo, da mesma etnia, com pouco mais de 20 anos. Vive entre o mundo dos brancos e o mundo indígena, faz uma ponte entre os dois. Também pode se tornar modelo internacional.  

NÚCLEO DA COOPERATIVA E BUTIQUE  

Tadeu Junqueira (Claudio Gabriel) Melhor amigo de Antônio (Tony Ramos). Presidente da Cooperativa, sempre que puder, dará vantagens ao amigo. É um homem rígido e poderoso. Pai de Graça (Agatha Moreira) e casado com Gladys (Leona Cavalli). Gosta de entrar em sites adultos, onde conhecerá Anely (Tata Werneck), sem saber que ela mora na mesma cidade.  

Gladys Junqueira (Leona Cavalli)Mãe de Graça (Agatha Moreira), casada com Tadeu (Claudio Gabriel), é também diretora da escola local e, portanto, ex-chefe de Aline (Barbara Reis). Essa, sim, fica entre dois pólos: o dos produtores ricos e o de Aline, de quem foi amiga. Mas sempre vai apoiar a filha, Graça, mesmo quando souber que está errada.  

Graça Junqueira (Agatha Moreira) É filha de um grande produtor rural, Tadeu (Claudio Gabriel), e de Gladys (Leona Cavalli). Ama Daniel (Johnny Massaro), mas uma figura que projeta na sua cabeça e não como ele realmente é. Sofisticada, sonha com festas elegantes e viagens. É dona da butique da cidade, por onde passam todas as mulheres, e se dá muito bem com Irene (Gloria Pires). Arma uma falsa gravidez para que Daniel se case com ela.  

Mara Ramalho (Renata Gaspar)  Dona da Transportadora. Ativa, ajudará com transporte, salvando, por exemplo, uma colheita de Aline (Barbara Reis). Casada com Elias (Lourinelson Vladmir), vai se aproximar de Menah (Camilla Damião).   

Elias Mamberti (Lourinelson Vladmir)  É dono de uma loja de fertilizantes. É um homem rude e sombrio, que abandonou os filhos com a primeira mulher, no Paraná. Em Nova Primavera casou-se com Mara (Renata Gaspar), mas não é feliz. É agressivo com ela, que chega a procurar a delegacia.  

Silvério Mesquita (Samir Murad) Advogado que cuida das causas dos grandes proprietários rurais.  

Rodrigo Pinheiro (Maicon Rodrigues) Advogado em início de carreira, mas que ajudará muito Aline (Barbara Reis) e forçará a polícia a investigar a morte do marido dela.  

Nina (Kizy Vaz) - Namorada de Jonatas (Paulo Lessa), secretária na Cooperativa. Mora na pousada, pois se mudou para a cidade há pouco tempo. É amiga de Lucinda (Débora Falabella).  

Enzo Veiga (Rafael Gualandi) Trabalha no setor de TI da Cooperativa. É craque em informática. É quem ajuda a restabelecer a conexão com a internet na casa de Antônio (Tony Ramos). Braço direito de Lucinda (Débora Falabella).  

Sílvia Bomfim (Natascha Stransky) – Secretária na Cooperativa. Transita entre os figurões da Cooperativa e os populares.   

MUNDO AGRÁRIO  

Ramiro Neves (Amaury Lorenzo) Capataz de Antônio (Tony Ramos). Faz o que o patrão mandar, inclusive recorrer à violência.  

Sidney Lima (Paulo Roque) Plantador e colhedor de soja. Veio do Norte do país e sonha em voltar para lá.  

Ruan Alves (Tairone Vale) Trabalhador da lavoura. É o espião de Antônio (Tony Ramos) nas terras de Aline (Barbara Reis) em troca de dinheiro. Sua irmã está presa e ele sonha pagar um advogado para tirá-la da prisão.  

NÚCLEO DO BAR DE CÂNDIDA  

Susana Vieira está escalada para Terra Bruta
Susana Vieira está escalada para Terra Bruta

Cândida Ferreira (Susana Vieira) Dona do bar da cidade, conhecedora dos segredos e mistérios dos moradores. Ama Caio (Cauã Reymond), porque era ligada à sua falecida mãe, Agatha. Tem guardados dois segredos fundamentais: o passado de Irene (Gloria Pires) e também a verdade sobre a mãe de Caio. É áspera, mas ao mesmo tempo generosa.  

Luana Shine (Valéria Barcellos) – Gerente do bar de Cândida (Susana Vieira), sonha em ser proprietária. É uma transexual. Gosta de fazer fofoca, mas é íntegra e generosa. Tem um amor secreto.  

Fernando Galego (Ignacio Luz) Conhecido como Nando. Cantor sertanejo que trabalha diretamente no bar, mas também faz às vezes de garçom. Seu sonho é se tornar um cantor famoso.  

Kelvin Santana (Diego Martins) Garçom simpático e bem-humorado, recebe a todos com um sorriso. Tem falas maldosas, faz piadas, mas é um amigo real de Cândida (Susana Vieira) e de Caio (Cauã Reymond). Vive um relacionamento amoroso secreto.     

Graciara (Natalia Dal Molin) Moça amarga que serve as mesas no bar de Cândida (Susana Vieira). Não espera muito da vida.   

Ina Miranda (Mericia Cassiano) – Trabalha no bar, mas acha que é só o começo para uma carreira triunfal.  

Flor Da Conceição (Leticia Laranja) Mulher sexy, foi para a região para ganhar dinheiro. É mãe de Rosa (Maria Carolina Basilio) e apaixonada por Caio (Cauã Reymond).  

Rosa da Conceição (Maria Carolina Basilio) Filha de Flor (Leticia Laranja), que trabalha no bar de Cândida (Susana Vieira). É ela quem, ao entrar na escola, passa a proteger Cristian (Felipe Melquiades).  

José Castilho/ Zezinho (Marcio Tadeu) É o cozinheiro do bar restaurante. Faz bico na pousada de Andrade (Ângelo Antônio) e em festas chiques também.  

Berenice (Thati Lopes) Sobrinha-neta de Cândida (Susana Vieira).  

OUTROS PERSONAGENS  

Cacá De Assis (Igor Angelkorte) – É o cabeleireiro da cidade, sempre antenado com a moda. Vive em confusões, porque se interessa pelas clientes, tem casos com elas. Ao mesmo tempo, os homens o tratam com preconceito. Inclusive porque se veste de maneira muito moderna, contrastando com o estilo dos homens da cidade.  

Laurita Correia (Bruna Aiiso) – Médica psiquiatra que veio do Sul. Tem um consultório na cidade. Cuida de pacientes com depressão. Uma delas é Petra (Debora Ozório), de quem se torna melhor amiga, a quem medica e acaba viciando com medicamentos. Não hesita em dar uma receita. Vai se envolver com Franco (Gil Coelho).   

Franco Rezende (Gil Coelho) - Gerente do banco principal da região. Faz empréstimos aos plantadores, e por isso tem importância na cidade. Faz o jogo de Antônio (Tony Ramos). É um tipo simpático. Vai viver um romance com Laurita (Bruna Aiiso).

Bárbara Reis e Tony Ramos em Terra e Paixão
Bárbara Reis e Tony Ramos em Terra e Paixão

Terra e Paixão é uma novela criada e escrita por Walcyr Carrasco. A obra é escrita com Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina. A direção artística é de Luiz Henrique Rios com direção geral de João Paulo Jabur e direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a produção é de Raphael Cavaco e Mauricio Quaresma. 

Assuntos relacionados:

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar o anúncio
Publicidade
Sair da versão mobile